Idosos do Unati participam de Mostra Gastronômica

Histórias compartilhadas e experiências de vida se transformaram em momentos de alegria e novos conhecimentos para um grupo de 42 idosos de Santa Terezinha de Itaipu que participa do projeto Universidade da Terceira Idade (Unati) desenvolvido pelo Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Na última terça-feira, o grupo promoveu a Mostra Gastronômica da Tríplice Fronteira, no Centro Integrado de Apoio a Melhor Idade de Santa Terezinha, quando mais de 35 pratos típicos foram feitos e servidos pelos idosos que participam do projeto. Na ocasião, ainda foi feita a apresentação de músicas pelo coral do grupo e uma peça teatral encenada por eles que colocava a importância dos cuidados com a saúde.

As receitas dos pratos salgados e doces degustados na Mostra farão parte de um livro a ser lançado nos próximos meses. Entre as comidas típicas do Brasil, Paraguai e Argentina saboreadas e apresentadas estavam: tortas doces e salgadas; bolos salgados e doces; cucas; canjica; galinhada; feijoada; panquecas de carne e peixe; sopa paraguaia; matambre de carne; bori-bori; arroz e galinha pequi; quirera com carne de porco; salgadinhos entre outros.

Para a prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Ana Maria Carlessi, a iniciativa da Universidade da Terceira Idade é um “presente” para os idosos que por meio dos cursos e aulas que frequentam têm a oportunidade de interagir e assim ter uma maior qualidade de vida. “A terceira idade tem vida e as iniciativas promovidas pelo projeto oportunizam que esses idosos vivam mais e com muito mais alegria”, comenta.

Respaldando as palavras da prefeita a professora aposentada Elvira Arns Eyng, 77 anos, que participa do grupo desde dezembro passado, disse que vem adquirindo novos conhecimentos que vão desde direitos e deveres como cidadã até como noções de economia que ajudam a conquistar maior qualidade de vida. “Com as noções de economia, por exemplo, estou conseguindo guardar dinheiro e no próximo ano planejo fazer uma viagem a Jerusalém”, ressaltou Elvira enfatizando ainda que o Unati também proporcionou o aumento de sua autoestima comprometida por um problema físico e que é superado a cada participação sua nas atividades do grupo. “O projeto traz novos conhecimentos bem como novas amizades. Acho que participar do Unati é estar cuidando de mim. Esse é o meu momento”, finaliza.

Além da prefeita Ana Carlessin, ainda participaram da Mostra o pró-reitor de Extensão da Unioeste, professor Gilmar Baumgartner, coordenador do Unati de Foz do Iguaçu, professor Antônio Carlos Nantes; da diretora de Apoio e Fomento Extensão, Neide Medeiros e do professor Mauro Curi.

Unati

Conforme o Coordenador da Unati de Foz do Iguaçu, professor Antônio Carlos Nantes, o objetivo principal do Programa é o de possibilitar à população idosa a oportunidade de ampliação do conhecimento e a elevação do nível cultural a partir do desenvolvimento de habilidades e competências pessoais, nas diversas dimensões do ser humano.

Atualmente no Programa são desenvolvidas aulas educativas focadas nos três eixos:: Saúde, Direito/Cidadania/Inserção Social e Turismo, Cultura , Lazer e Práticas Desportivas, além de oficinas profissionalizantes, cursos, palestras, seminários e fóruns. As oficinas ofertadas compreendem: idiomas inglês e espanhol, pintura, dança, moda, artesanato, informática (redes sociais) entre outras. Em funcionamento desde 2008, aproximadamente 70 idosos já formaram na Unati/Foz de Iguaçu e 66 ainda participam do Programa. O único requisito exigido, é que o candidato(a) apresente idade igual ou superior a 55 anos. Cada turma compreende 40 pessoas e permanece no Programa por dois anos.