Encontro de Acadêmicos Indígenas da Unioeste

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) estará sediando no próximo sábado (16) o 1º Encontro de Acadêmicos Indígenas da Universidade”. O evento será realizado no auditório do Campus.

Conforme informações do coordenador do Encontro, professor Paulo Porto Borges, entre os objetivos desse evento está o de levantar as dificuldades de acompanhamento em disciplinas dos cursos de graduação, além de promover a troca de experiências entre os acadêmicos indígenas e não indígenas e discutir entre discentes e ainda com as lideranças indígenas e a Comissão Universidade para os Índios (Cuia) local sobre o ingresso e permanência desses estudantes nos cursos de graduação.

Paulo Porto comenta que a Unioeste desde o ano 2002, está participando da Comissão Universidade para os Índios-CUIA/Estadual, instituída pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), que promove o vestibular específico para indígenas, onde são ofertadas seis vagas por universidade pública do Paraná, em cursos de graduação. Atualmente 14 alunos indígenas estão matriculados na Unioeste. “Ainda não contamos com nenhum acadêmico indígena graduado devido às dificuldades da permanência e na aprendizagem. Diante disso, a CUIA Local, está promovendo o Encontro”, disse o coordenador salientando ainda que as contribuições esperadas neste evento são a de identificar as dificuldades dos estudantes buscando a melhoria do ensino e da aprendizagem desses acadêmicos, além de proporcionar a aproximação maior entre os próprios acadêmicos indígenas, monitores específicos para acadêmicos indígenas, orientadores dos monitores, lideranças indígenas e a CUIA.

O Encontro terá início no período da manhã, às 9 horas, com reunião e discussão entre estudantes indígenas e lideranças das comunidades sobre diversos assuntos que envolvem questões acadêmicas. No período da tarde, às 14 horas, acontece reunião entre membros da Cuia, monitores, orientadores, estudantes e lideranças indígenas.