Trabalho de Farmácia é apresentado em Simpósio Mundial

A professora doutora Luciana Oliveira de Fariña, do curso de Farmácia do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) idealizou trabalho de pesquisa que será apresentado em Simpósio Mundial. O evento é promovido pela Federação Internacional de Laticínios (IDF) e o Instituto Nacional de Pesquisas Agronômicas da França (INRA).

O trabalho intitulado “The Use of WPC35 and Inulin in Spaghetti Noodles: a Nutritional Study” foi selecionado entre os 20 trabalhos mais relevantes, dentre os 51 inscritos de diversos países. Eles serão apresentados no “5th Internacional Symposium on Spray Dairy Dried Products”, entre os dias 19 e 22 próximos, na cidade de Saint-Malo, na França.

As acadêmicas do 5° ano do curso de Farmácia, Mariana  Cristina Treis Frasson e Fernanda  Carla Fiametti, a professora doutora Luciana Bill Mikito Kottwitz, as nutricionistas Dara Segatini, Cristiane Buzanello e Ana Besen, também deram suporte a professora Luciana para a elaboração do trabalho.

A pesquisa contou ainda com o apoio dos profissionais Hélio Alves Garcia e Ana Waclawik, da empresa Sooro Concentrado Indústria de Produtos Lácteos Ltda, localizada em Marechal Candido Rondon, com a qual a Unioeste possui acordo de cooperação técnica, que tem como objeto o estudo da aplicação do Concentrado Proteico de Soro (WPC), usados na produção de diferentes tipos de alimentos.

As ações do convênio firmado entre a empresa e a Instituição, são realizadas junto ao Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia de Leite da Mesorregião Oeste do Paraná, sediado na Unioeste, que desenvolve diversas atividades nos campi de Cascavel e Marechal Candido Rondon.

Segundo a professora Luciana, outros trabalhos estão sendo realizados pela docente seguindo a linha de desenvolvimento de produtos com WPC e, assim como esse, vêm sendo destacados em outros eventos nacionais e também internacionais.