Professores participam de seminário de encerramento do PDE

Cerca de 400 professores que frequentaram o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) participam durante todo o dia de hoje (06.08) de solenidade de encerramento do curso, no auditório do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Os professores da quarta turma 2010/2012 do PDE, atendidos pela Unioeste, pertencem a seis núcleos de Educação das regiões Oeste e Sudoeste do Estado: Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.
A abertura do evento foi prestigiada por autoridades da administração central e pró-reitores da Unioeste, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e coordenadores gerais do PDE na SEED, chefes de núcleos de Educação, coordenadores do PDE nos Núcleos regionais, além das coordenações de cursos da Unioeste.
Oportunidade
A professora Lenira Giroldo Assunção, do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja), da cidade de Guaíra, com 26 anos em sala de aula, é uma das concluintes do curso. Ela avalia sua participação no Programa como uma “oportunidade ímpar poder se afastar da escola e voltar a estudar”.
Além da integração com outros professores, a troca de informações e a aprendizagem, Lenira destaca a participação no curso como experiência única. Com formação superior e especialização em faculdades particulares, a professora afirma que fazer o curso em uma instituição pública, que tem outro perfil e outra realidade, resultou num novo aprendizado. “Especialmente o direcionamento que é dado à pesquisa”, aponta Lenira.
A professora Nilva Becker de Andrade, da cidade de Barracão, lecionando há 32 anos, garante que mudou muito sua prática pedagógica após o curso. “Muitas vezes corremos com o conteúdo e não percebemos a necessidade de detalhar o aprendizado. É muito bom poder parar para refletir e voltar para a escola com conhecimento e outra visão”, diz ela.
Programação
Os 389 professores da quarta turma do PDE participam de diversas atividades programadas, iniciando com apresentação de vídeo institucional da Secretaria de Estado da Educação e do Quarteto de Cordas. O destaque da manhã foi a palestra “A importância da formação continuada como precursora de novas ações no espaço escolar”, a ser proferida pelo professor Alvori Ahlert.
A tarde haverá apresentações de trabalhos desenvolvidos durante o curso. Serão três projetos em forma de comunicação oral, de professores de Francisco Beltrão, Assis Chateaubriand e Foz do Iguaçu, além de outros 20 projetos mostrados em painéis. As atividades seguem até o final da tarde, com diversificada programação cultural.
O PDE
O PDE é uma política inovadora de Formação Continuada em Rede executado pela Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e com a colaboração das sete universidades públicas do Paraná. O programa de estudos tem duração de dois anos - no primeiro ano o professor fica afastado de suas atividades em 100% da carga horária e no segundo ano em 25%.
A Unioeste implantou o PDE em 2007, sendo uma das Universidades que presta atendimento ao maior número de professores. Neste ano são 363 que integram a quinta turma, iniciada em fevereiro, de um total de dois mil professores de todo o Estado que estão afastados para participarem do PDE.
O coordenador do PDE, Marco Antonio Batista Carvalho, vê como benéfico o intercâmbio entre PDE e Universidade e cita como exemplo o envolvimento que o Programa tem na relação que a Universidade passou a desenvolver com a escola pública. “Na Universidade teorizamos o aprendizado, enquanto o professor que esta há anos em sala de aula, traz para dentro da Universidade este acúmulo de experiências”.
Já a Universidade dá oportunidade aos professores de dinamizarem e conhecerem metodologias outras a serem aplicadas em sala de aula. O contato novamente com a Universidade, após longos períodos de afastamento, leva muitas vezes o professor a se interessar em voltar aos estudos. “Ele busca cursar uma especialização, mestrado ou doutorado em Educação, como já ocorreu”, conclui o coordenador do PDE.