Fórum de Licenciaturas movimenta Campus de Rondon

Organizado pelo Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope) ligado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e realizado no Campus de Marechal Cândido Rondon, teve início o 4º Fórum das Licenciaturas com o tema geral Trabalho Docente e Formação de Professores.

O Fórum é um evento anual e itinerante cujo objetivo é oferecer um espaço para a reflexão e debate sobre o sentido das significativas mudanças que têm marcado o trabalho docente nas últimas duas décadas, não só nas condições de realização do mesmo, mas também no seu impacto sobre o processo de formação inicial de professores nos cursos de licenciaturas.

Com as dependências do Tribunal do Júri completamente lotadas, na noite de terça feira (29.05) foi realizada a solenidade de abertura, sendo seguida pela conferência da professora doutora Deise Mancebo, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, sobre o tema geral do evento.

Segundo a coordenadora do Fórum e do Nufope do Campus rondonense, professora Rita Maria de Decarli Bottega o que se pretende com a promoção do evento é estabelecer uma discussão sobre esse processo de formação de professores a partir do quadro mais amplo das reformas liberais e seu objetivo de submeter o trabalho docente à lógica do mercado.

Durante a manhã desta quarta-feira (30.05), dois grupos de trabalho discutiram temas como o “Produtivismo e Trabalho Docente”, coordenado pelo professor Osnir Pereira Barbosa, e, “O perfil do professor formador de professores”, coordenado pelos professores Alvori Ahlert e Terezinha Lindino. Uma plenária está prevista para a parte da tarde e, à noite, ocorre a conferência de encerramento do evento com o tema “Trabalho Docente na Unioeste”, proferida pelo professor Luis Fernando Reis.

Legenda:

Foto 05565 – A conferência de abertura foi prestigiada por centenas de professores universitários e da rede estadual de ensino, assim como por acadêmicos dos cursos de licenciatura.