Servidores terão atividade formativa durante paralisação

A partir desta quinta-feira (31/05), as paralisações dos servidores técnicos na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) terão duração de duas horas por período, na parte da manhã das 10h às 12h, e na noite das 19h às 21h.
Como forma de inovar nas paralisações e promover uma atividade formativa com os servidores, a direção do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste) irá apresentar no mini-auditório do Campus de Cascavel, o documentário ABC da Greve, dirigido por Leon Hirszman.
A obra, lançada no ano de 1990, cobre os acontecimentos na região do ABC paulista, o movimento grevista de 1978 e a trajetória dos 150 mil metalúrgicos em luta por melhores salários e condições de vida. Sem obter êxito em suas reivindicações, eles decidem pela greve, afrontando o governo em plena época de ditadura militar.
“O filme ABC da Greve é um documentário marcante sobre a histórica do movimento sindical no Brasil, na fase conhecida como ‘novo sindicalismo’. Convidamos os servidores que estiverem paralisados a assistirem o filme. Além de estarmos mobilizados em defesa do PCCS dos servidores técnicos, faremos uma atividade de formação com a categoria”, comenta o professor Paulo Porto, diretor do Sinteoeste.
Deputados
Na sexta-feira (01/06), as paralisações acontecerão durante três horas nos dois períodos. Durante a manhã, das 9h às 12h, a direção do Sinteoeste programou uma reunião no campus de Cascavel envolvendo servidores e os deputados estaduais com base no município Cascavel.
Os deputados Adelino Ribeiro (PSL) e Leonaldo Paranhos (PSC) garantiram presença, enquanto os deputados Professor José Lemos (PT) e André Bueno (PDT) enviarão representantes devido a compromissos antecipados de agenda em Curitiba. A intenção é pediri o apoio dos deputados na luta pelo PCCS dos técnicos e uma forma de cobrar o governo estadual em relação ao impasse.
Em contato com a direção do Sinteoeste, os parlamentares colocaram seus mandatos à disposição para o dia 05 de junho, quando os servidores da Unioeste estarão em Curitiba fazendo um protesto pela maneira que o governo vem tratando a questão da carreira dos técnicos universitários.
Legenda: Servidores do HUOP cruzaram os braços durante uma hora na paralisação desta quarta-feira (30/05)
foto: Júlio Carignano