Central de Notícias

Unioeste e PTI criam Núcleo de Instrumentação

Instrumentos de pressão como os esfigmomanômetro – utilizado para aferir a pressão arterial – poderão ser calibrados no Núcleo de Instrumentação, criado recentemente no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), sob a orientação do professor da Unioeste, Carlos Henrique Pantaleão, em parceria com o coordenador do Centro de Tecnologia Industrial Básica (Cetib) do PTI, José Paulo Nunes.

O objetivo do núcleo será divulgar a importância da calibração desse tipo de instrumento – recomendada a cada ano – que estão cada vez menos frequentes, conforme números do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). De acordo com a enfermeira do PTI, Sandra Regina Carneiro de Campos, “a calibração é essencial para que se possa verificar a real situação do paciente. Uma alteração não detectada pode significar riscos para a saúde da pessoa”.

A intenção de criar o núcleo surgiu ainda em 2008, após detectarem uma carência de empresas que oferecem este tipo de serviço na região. O professor Carlos Henrique Pantaleão lembrou que a intenção do projeto não é gerar lucros e nem concorrer com outras empresas especialistas no ramo. “Para os serviços, serão cobradas pequenas taxas, apenas o suficiente para cobrir os custos de manutenção do calibrador (adquirido por aproximadamente R$ 5 mil) e de um bolsista que auxiliará nas atividades desenvolvidas”.

O próximo passo do projeto é levantamento das possíveis entidades que necessitam dos serviços de calibração, como instituições de ensino, hospitais e clínicas da região. Com a sustentabilidade do núcleo, o objetivo será adquirir aparelhos de padrões de temperatura e grandeza. Mais informações sobre o núcleo podem ser obtidas pelos telefones  (45) 3576-7003.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.