Campus de Rondon sedia exposições

As exposições são promovidas por meio do Projeto Arte por Fazer Arte na Universidade

Na sequência da programação do projeto Arte por Fazer Arte na Universidade, o Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vem apresentando à comunidade acadêmica e à sociedade em geral exposições diversas cedendo seus espaços físicos para as mais variadas formas de arte.

Neste mês de maio, um dos destaques foi a exposição de hai kai, arte japonesa que mistura técnicas de arte gráfica ou art design com epigramas líricos ou pequenas frases, em geral de vinte e uma sílabas. Denominada “Tribo Hai Kai”, a exposição aborda temas polêmicos e propõe uma reflexão sobre assuntos como cultura, religião e comportamento, e seus estereótipos.

Os autores, os publicitários e artistas gráficos cascavelenses Tays Villaca e Cris Colsenti. que trabalham numa agência de comunicação de Cascavel inspiraram-se num livro de hai-kais escrito por Millor Fernandes, que se utilizou da técnica para abordar aspectos da realidade brasileira. Os cartazes, que já estiveram expostos na Fundação Assis Gurgacz (FAG), em Cascavel, retornam à cidade para serem mostrados nesta semana nos espaços da Unioeste.

Mais arte

Ao mesmo tempo em que está sendo mostrada a exposição de hai kai, na entrada da biblioteca, está sendo realizada uma exposição de poesias denominada do “Cotidiano à Contradição”, do poeta e acadêmico de História do Campus de Marechal Cândido Rondon, Douglas Luis Wrasse, residente no município de Mercedes.

Ainda nesta semana, também dentro da programação do projeto, será aberta a exposição das obras da artista plástica rondonense Miriam Schreiner Weirich e, na sequência, será promovida ainda uma mostra fotográfica e outra de Literatura a cargo do curso de Letras, fechando a programação do primeiro semestre de 2012.

O projeto Arte por Fazer Arte na Universidade é uma iniciativa da direção do Campus local no sentido de disponibilizar os espaços físicos da Instituição para as mais variadas produções artísticas, culturais e de ensino, não só as oriundas da comunidade acadêmica, mas também as da comunidade local e regional, buscando assim uma integração mais efetiva entre a universidade e a comunidade na qual ela está inserida.

Desde o ano passado, o Campus vem promovendo, por meio do Projeto, exposições de artes plásticas, mostras de fotografias, arte francesa, astronomia, poemas e artesanato, além de outras. Nas quartas-feiras em que o Campus não sedia nenhum evento, continuam as apresentações de filmes curta metragem no intervalo das aulas noturnas, no saguão principal dos blocos de salas de aula. A apresentação dos curtas ocorre por meio de parceria entre o projeto e o acervo do Cine do Serviço Social do Comércio (Sesc), unidade de Marechal Cândido Rondon.