Campus de Rondon recebe recursos da Seti para conclusão de obras

O Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu recursos de R$ 600 mil da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), para a conclusão do Bloco 2 de salas de aula.

O valor foi repassado por meio do Convênio nº. 28/2012, de 31 de maio de 2012, assinado pelo secretário Alípio Santos Leal Neto e, de acordo com o diretor geral do Campus, Paulo José Koling, serão destinados mais recursos próprios para potencializar os resultados desta etapa.

Para iniciar a obra do Bloco 2, o Campus obteve recursos dos Programas Estruturantes de 2009-2010. Assim, nas duas etapas já realizadas foram investidos R$ 951.494,21 oriundos da Seti e da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), com recursos de Movimentação de Crédito Orçamentário (MCO), do convênio Secretaria de Estado da Educação, Plano de Desenvolvimento da Escola e Unioeste (SEED/PDE-Unioeste), além de recursos próprios do Campus.

O Bloco 2 de salas de aula integra a primeira planta arquitetônica do Campus, possuindo quatro pavimentos e área construída de 2.304,64 metros quadrados. Nesse ambiente serão instalados, no piso térreo, um auditório e a cantina universitária, vinculados ao Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) e à política pública estudantil (convivência e permanência) a serem implementadas pelo Campus.

O primeiro pavimento será destinado aos ambientes pedagógicos e administrativos do polo local do PDE, com salas de aula, laboratório de informática, salas de estudo, orientação pedagógica e a coordenação setorial.  Os pavimentos 2 e 3 serão utilizados pelos programas de pós-graduação, grupos de pesquisa, laboratórios, salas de aula e sala de arquivos.

Todavia, para o uso pleno dos quatro pavimentos do Bloco 2 é preciso integralizar os recursos previstos no convênio original do Programa de Desenvolvimento Educacional, firmado entre a SEED, Seti e Unioeste, para o Campus de Marechal Cândido Rondon.

Com o aporte de mais recursos deverão ser instalados equipamentos e mobiliários para o auditório e primeiro pavimento também a infraestrutura do espaço físico de 867.02 metros quadrados, destinado ao PDE/Rondon.