Aula marca abertura do Doutorado em Letras

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sediou, por meio do Programa de Pós-Graduação e Stricto Sensu em Letras, aula inaugural do Doutorado em Letras, Linguagem e Sociedade. O evento, que foi realizado no último dia 18, no auditório do Campus, contou com a participação de mais de 150 pessoas, entre os quais 13 alunos de doutorado e 62 de mestrado.

O curso, coordenado por Lourdes Kaminski Alves e tendo como vice-coordenadora Terezinha da Conceição Costa Hubes, tem duração de 4 anos e objetiva à reflexão sobre questões atuais em cultura sócia linguisticamente complexa nos aspectos culturais, linguísticos, literários, sócio histórico -políticos, ideológicos e de ensino. Os pesquisadores capacitados deverão estudar o ambiente escolar situado em contexto de fronteira, considerando-se movimentos de migração, étnicos, culturais e linguísticos.

A aula inaugural foi proferida pelo pesquisador José Borges Neto, que atua desde 2010 como professor sênior no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal do Paraná. O professor falou sobre Pesquisas em Letras e Linguística no Contexto Contemporâneo e em seguida iniciou o primeiro módulo da disciplina falando sobre Teorias da Linguagem.