Projeto Rondon: estudantes embarcam rumo a uma nova missão

Expectativa, entusiasmo e animação tomou conta dos oito acadêmicos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participantes do Projeto Rondon Operação Capim Dourado 2012. A equipe partiu nesta manhã, (12.07), com destino ao município de Barrolândia, no Estado de Tocantins.

Antes do embarque, os estudantes se reuniram em frente à Reitoria para a conferência de materiais e equipamentos de uso e últimas orientações dos coordenadores. Durante duas semanas os estudantes desenvolverão atividades no Conjunto “A” de ações, que envolve trabalhos com temáticas relacionadas à Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, naquele município.

A Unioeste participa do Projeto Rondon desde 2005, ano em que foi relançado o Projeto, em Tabatinga, no Amazonas.  Nos oito anos de participação ininterruptos foram formadas 37 equipes compostas por 73 docentes e 240 alunos que totalizam 313 rondonistas participantes.

Projeto

O Projeto Rondon é uma ação do Governo federal, considerado um dos maiores projetos sociais, educativos e geopolíticos do País, que permite aos universitários qualificar o aprendizado acadêmico, conhecer e perceber as dimensões do Brasil, enquanto realizam ações em benefícios das comunidades de todas as regiões brasileiras que os recebem.

A coordenação do trabalho é realizada pelo Ministério da Defesa, com a participação do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, Esporte, Integração Nacional, Meio Ambiente e da Saúde, além da Secretaria Geral da Presidência da República