Reitores estabelecem primeiros acordos na Bélgica

A comitiva da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) cumpriu contatos nas universidades belgas da Antuérpia e Ghent, nesta segunda-feira (4/6), primeiro dia da missão internacional de visitas a instituições de ensino superior da Europa. (UEPG), João Carlos Gomes, presidente da Abruem. Até 23 de junho, os representantes das universidades filiadas à entidade vão passar por 15 instituições da Bélgica e 11 universidades da Alemanha.

O roteiro de visitas iniciou pela Universidade de Antuérpia. A missão brasileira foi recebida pelo reitor, professor Alain Verschoren, e pelos professores Piet Van Hove, de Relações Internacionais; Elfje Godderis, coordenador de Relações Internacionais para a América Latina; e Arne Van Overloop, da Faculdade de Ciências (Escritório de internacionalização). As conversas se estenderam ainda a membros da academia com interesses em parcerias com o Brasil, entre os quais Gerrit Beemster, do Laboratório Molecular Física e Biotecnologia; Narc David, do Departamento de Matemática e Ciências da Computação; Milorad Milosevic, do Nano Centro e Excelência; e Reinhart Ceulemans e Izabele Sarzi Falchi, do Departamento de Vegetação e Ecologia.

A Universidade da Antuérpia foi fundada em 2003, após a fusão de três instituições universitárias (Universidade do Estado Centro de Antuérpia, Universidade Faculdades Santo Inácio Antuérpia e Universidade Instituição Antuérpia). Suas raízes remontam ao ano de 1852. A instituição possui perto de 13 mil estudantes. Desse número, 1,8 mil são estudantes internacionais. A universidade possui sete faculdades: Economia Aplicada, Artes e Filosofia, Direito, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Biomédicas e Veterinária, Ciências Políticas e Sociais e Ciências.

GHENT

Na Universidade de Ghent, os brasileiros foram recepcionados pelo professor Valere Meus, do Escritório de Relações Internacionais, e pelos professores Nancy Terryn, Cooperação Internacional; Dirk de Craemer, do Setor de Pesquisas; M. Uyttendaeledo, Departamento de Engenharia. Após as apresentações da comitiva da Abruem, pelo reitor João Carlos Gomes, e a instituição belga, a comitiva brasileira foi recebida pelo professor Luc Moens, vice reitor da A missão é chefiada pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa Universidade de Ghent.

Considerada uma das maiores do país, a Universidade de Ghent conta com 32 mil estudantes. A universidade foi criada em 1817. Em 1991, passou a se chamar Universiteit Gent (UGent). Entre as suas graduações estão: Artes e Filosofia, Direito, Ciências, Medicina e Ciências da Saúde, Engenharia e Arquitetura, Economia e Administração de Empresas, Medicina Veterinária, Psicologia e Ciências da Educação, Bio-Engenharia, Ciências Farmacêuticas e Ciências Políticas e Sociais.

O reitor João Carlos Gomes faz uma avaliação positiva desse primeiro dia de visitas, destacando o contato com os responsáveis pelos departamentos de relações internacionais das duas instituições. “Pudemos comprovar o grande interesse que eles têm pelo intercâmbio com universidade brasileiras”, disse o presidente da Abruem, observando que, hoje, as universidades estaduais e municipais desempenham importante papel no processo de internacionalização deflagrado pelo governo federal, através do programa ‘Ciência Sem Fronteiras’. O programa de visitas prossegue nesta terça-feira, com visitas programadas às universidades de Lovain-la-Neuve e Leuven.