Aprovado três mestrados e um doutorado para Unioeste

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) anunciou a implantação de três novos cursos de mestrado e um doutorado já para esse ano. Os cursos foram aprovados pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

De acordo com o pró-reitor Silvio César Sampaio os novos cursos são: doutorado em Letras com área de concentração em Linguagem e Sociedade a ser implantado no Campus de Cascavel e os mestrados são de Educação para o Campus de Francisco Beltrão, de Desenvolvimento Rural Sustentável para Marechal Cândido Rondon e em Ciências Farmacêuticas no Campus de Cascavel.

Segundo o pró-reitor os três novos mestrados e também o novo doutorado, somados as dez novas propostas de mestrados a serem encaminhadas em 2012, representam o início da consolidação da pós-graduação da Unioeste. “ Esperamos que em médio prazo (4 a 6 anos), a Unioeste passe a contar com mais cursos de mestrados e doutorados que cursos de graduação. Passando a se inserir, portanto, em um seleto grupo de Universidades do Brasil. Porém, vale lembrar que os docentes que participam do mestrado e doutorado não podem esquecer da graduação, pois tal interação com a graduação, permite melhor avaliação dos mestrados e doutorados”.

Silvio ainda comentou que este ano já foram iniciadas ações, que além do crescimento da pós-graduação, induzem a melhoria dos conceitos dos cursos de mestrado e doutorado. “Lembramos sempre que a missão desta Pró-Reitoria é facilitar a “vida dos atores” da pesquisa e pós-graduação da Unioeste, sem perder a qualidade institucional”.

Doutorado

O curso de Doutorado em Letras, área de Concentração em Linguagem e Sociedade, visa ao aprofundamento de conceitos, ao conhecimento de métodos e técnicas de pesquisa científica, tecnológica ou artística, e à formação de recursos humanos para o exercício de atividades de pesquisa e ensino. O curso terá carga horária de 915, oferecerá 13 vagas totalizando 61 créditos. As linhas de pesquisas são: Linguagem: Práticas Linguísticas, Culturais e de Ensino; Estudos da Linguagem: Descrição dos Fenômenos Linguísticos, Culturais e de Diversidade; Interdiscurso: Práticas Culturais e Ideologias e Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados.