Aprovado mestrado em Ciências Farmacêuticas na Unioeste

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do curso de graduação em Farmácia, Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Farmacêuticas (PCFUNIOESTE), está oferecendo o mestrado em Ciências Farmacêuticas.

O curso terá área de concentração com a mesma denominação e, considerando a característica multidisciplinar desta área de conhecimento, foram propostas duas linhas de pesquisa: Prospecção de Microorganismos e Substâncias Bioativas com Aplicações em Saúde e Fármacos e Medimcentos.

De acordo com coordenador do curso, professor Eduardo Borges de Melo, na primeira linha os projetos serão voltados para questões relativas à descoberta e identificação de microorganismos patogênicos (como aqueles responsáveis por infecções hospitalares), microorganismos e vegetais produtores de substâncias bioativas (por exemplo, substâncias antimicrobianas, inseticidas, e outros), ou úteis na produção de alimentos nutracêuticos, assim como produtos naturais (microorganismos probióticos, como extratos ou fibras alimentícias) oriundos de fontes vegetais. Já na segunda linha, composta por seis membros permanentes (sendo um comum à primeira linha), o foco será para estudos voltados a descoberta, desenvolvimento, produção e uso racional de fármacos e medicamentos.

A criação do PCFUNIOESTE ajudará a atender a demanda de qualificação profissional, e será favorecido pela localização regional da Unioeste (proximidade a importantes reservas ambientais ricas em biodiversidade, localização em uma das mais importantes áreas agrícolas do país, importante pólo regional e estadual em saúde). “Além disso, espera-se que se torne um gatilho para o desenvolvimento das Ciências Farmacêuticas em seus mais diversos aspectos (ensino, comércio, indústria e pesquisa e desenvolvimento) da região Oeste do Paraná”, comenta o professor Eduardo que é mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da USP de Ribeirão Preto (FCFRP/USP) e doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química da Unicamp (IQ/UNICAMP).

A expectativa é que a primeira seleção (incluindo discentes regularmente matriculados e para alunos especiais) ocorra entre outubro e novembro deste ano, com início das aulas para março/2013.