Mestrado em Zootecnia realiza 55ª defesa de dissertação

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Zootecnia (PPZ), nível de Mestrado, oferecido pelo Centro de Ciências Agrárias do Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) terá até o final deste mês sua 55ª defesa de dissertação desde a implantação do Programa.

Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em julho de 2006 o curso teve seu reconhecimento renovado em 10 de setembro de 2008 pela Portaria do Ministério de Educação nº 1140, publicada no Diário Oficial da União de 11 de setembro de 2008.

O professor doutor Ricardo Vianna Nunes foi o primeiro coordenador do Programa, tendo sido nomeado coordenador especial no início do curso e, posteriormente, eleito por dois mandatos, sendo responsável pela Coordenação até meados de agosto do ano passado. A partir de então, a professora doutora Maximiliane Alavarse Zambom foi eleita como coordenadora do programa.

A primeira turma ingressou no programa em março de 2007 e até o final de março passado já foram realizadas 54 defesas de dissertação, tendo como Área de Concentração as pesquisas em Produção e Nutrição Animal, estando prevista para este mês a apresentação da 55ª defesa.

A primeira defesa foi do aluno Arcangelo Augusto Signor, orientado do professor doutor Wilson Rogério Boscolo e ocorreu em agosto de 2008. Recentemente, em 24 de fevereiro passado ocorreu a 50ª defesa de dissertação do programa, que foi realizada pela aluna Silia Maria de Negreiros Sousa, orientada do professor doutor Robie Allan Bombardelli.

Segundo a coordenadora Maximiliane Zambom, os dezoito mestres formados pelo programa em 2011 tem a seguinte atuação profissional: quatro estão realizando doutorado em programas de excelência, três estão com vínculo em Instituições de Ensino Básico ou Superior, quatro tem vínculo em empresas da área de Zootecnia, quatro estão atuando como técnicos ou consultores em órgãos públicos ou privados e três egressos estão trabalhando de forma autônoma.

Outras informações sobre o funcionamento do programa, que hoje conta com 53 alunos, tais como docentes credenciados, produção científica, discentes matriculados, entre outras, podem ser obtidas no site do programa, que pode ser acessado em www.unioeste.br/pos/zootecnia