Professor da Unioeste visita Universidade do Reino Unido

O professor Jorge Bidarra do curso de Ciência da Computação, mestrado e doutorado do Programa de Letras do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) visitou dos dias 16 a 20 à Universidade de Sheffield Reino Unido.

A visita teve por objetivo promover maior aproximação do grupo de pesquisadores de Sheffield com a Unioeste, visando estabelecer parcerias, convênios ou ações de cooperação técnica para a execução de projetos, plano de trabalho de natureza científica, tecnológica e de inovação e realização de pós-doutorado.

Durante sua estada na Sheffield Bidarra relata que teve a oportunidade de visitar as principais dependências da Instituição, incluindo laboratórios de pesquisa e desenvolvimento computacional, passando por espaços de atendimento à comunidade acadêmica, além de ter participado de reuniões técnicas e científicas relacionadas aos objetivos estabelecidos.

Na ocasião, o professor encontrou o aluno de graduação do curso de Ciência da Computação do Campus de Cascavel, Gustavo Paetzold, seu orientado no Brasil e orientado em Sheffield pela pesquisadora professora doutora Lucia Specia, por meio do Programa Sem Fronteiras – convênio “sanduíche” graduação, lançado recentemente pelo governo brasileiro.

A visita permitiu que os dois orientadores traçassem o projeto de pesquisa do referido aluno, dando sequência ao plano de trabalho estabelecido e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão de fomento para a permanência do aluno no Reino Unido. O projeto foi cuidadosamente elaborado, uma vez que será desenvolvido pelo professor Bidarra juntamente com os pesquisadores da Universidade de Sheffield, membros do “Research Group in Natural Language Processing”

O professor Bidarra observa que uma das principais características do projeto em elaboração é o fato de que os tópicos a serem abordados interessam não apenas à Ciência da Computação, mas também à área da Linguística, um destaque importante na medida em que o professor desenvolve trabalhos nessas duas frentes e nos dois cursos. “Sinto-me feliz porque a nossa universidade enfim parece entender que, para que o desenvolvimento sério e de impacto das pesquisas na universidade surtam os efeitos desejados, é preciso incentivar, apoiar e garantir a sua comunidade melhores condições de trabalho e oportunidades. Ações como essas são as que vão nos permitir abrir portas, não só no Brasil, mas também no exterior, como também permitirão a elevação gradativa da Unioeste”, finaliza.

Legendas:

Aluno Gustavo Paetzold, pesquisadora. Lucia Specia e professor Jorge Bidarra