Encontro mostra Computação aplicada em diferentes áreas

A coordenação do curso de Ciência da Computação do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizará nos dias 29 e 30 de agosto, o Encontro em Computação Aplicada (ECA).

Trata-se de um fórum no qual as aplicações são sustentadas e fundamentadas pela computação e onde os participantes poderão trocar conhecimentos e experiências sobre temas de interesse comum. O objetivo principal do encontro é reunir pesquisadores de áreas interligadas a Ciência da Computação para efetuar discussões sobre a computação aplicada às diversas áreas do conhecimento.

A coordenadora do Programa, professora mestre Adriana Postal, comenta a importância do evento para o curso e os enfoques dados nas temáticas, em que pretende fortalecer os estudos e pesquisas que são realizadas dentro e fora da Universidade. A professora aproveita ainda para convidar alunos, professores e profissionais da área para participarem do ECA, que já está em sua sexta edição.

Trabalhos

Para participar do fórum é necessário enviar resumo de duas páginas, sintetizando o trabalho que deseja apresentar. Desse modo, a dinâmica das apresentações pretende enfatizar as discussões que ocorrerão nos dias do encontro. Nos anais, constará o resumo e a apresentação, respectivamente. A proposta é a de que as discussões fomentem a colaboração e escrita de artigos em parceria entre os interessados.

As informações para a confecção do resumo, apresentação e submissão dos trabalhos estão disponíveis na página www.inf.unioeste.br/eca/, localizado no link Submissão de Trabalhos. Também no site, é possível conferir demais tópicos do evento.

Programação

No primeiro dia do encontro, das 8h30 até 12 horas, será abordado o tema Epidemiologia, com a palestra “Banco de dados georreferenciados”, ministrada por Claudio Leones Bazzi, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). E a palestra “O geoportal de Cascavel”, proferida por Máicon Altir Canal e equipe, da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Cascavel.

À tarde, o evento continua a partir das 13h30 até às 17 horas, com a palestra intitulada “A dinâmica do controle e combate à dengue em Cascavel”, com a equipe do Setor de Endemias da Prefeitura. Após o término das palestras, a programação continua com um workshop sobre Epidemiologia Computacional.

Na sexta-feira, último dia do encontro, o tema a ser explanado é a “Computação Aplicada”, que contará com mais duas palestras “Computação móvel e aplicações”, proferida por Marcio Oyamada e equipe, da Wealth Systems e “Tecnologias para Desenvolvimento Web”, ministrada por Aníbal Mantovani Diniz. À tarde, haverá apresentações de trabalhos inscritos. As inscrições poderão ser efetuadas gratuitamente, e serão disponibilizadas no início de agosto.