Professora de Italiano recebe bolsa de estudos na Itália

A professora do curso de Letras Português/Italiano, Benilde Socreppa Schultz, do Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebeu convite para Estágio de Pesquisa de Doutorado, na Università degli Studi di Padova – Facoltà di Lettere e Filosofia, na Itália.

A professora Benilde contará com a supervisão do professor Franco Tomasi, tendo como co-orientadora a professora Sandra Bagno, docente de Língua Portuguesa na Università di Padova. O período da bolsa correspondente a 1 de agosto a 30 de junho de 2013.

Na Itália, a professora dará continuidade a tese desenvolvida em programa de Doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo com orientação da professora doutora Paola Giustina Baccin. O tema é intitulado como “O conhecimento de mundos desconhecidos: neologismos do português na literatura de viajantes italianos”.

O projeto de pesquisa de Doutorado foi apresentado ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com área de concentração no Programa de pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Italiana, tendo como linhas de pesquisa Fenômenos de contato entre o italiano e o português.

O objetivo da pesquisa a ser desenvolvida pela professora Benilde diz respeito a levantamento dos neologismos do português encontrados na literatura dos viajantes italianos que acompanharam os portugueses ou que se estabeleceram em colônias portuguesas em dois períodos: o das grandes navegações e o das viagens dos naturalistas.

De acordo com a orientadora Paola Baccin, além de apresentar, desse modo, um estudo inédito, a pesquisa a ser feita pela professora Benilde, “se constituirá em importante contribuição para os estudos de lexicologia histórica, quer portuguesa, quer italiana”. Ela destaca ainda que, diante da especificidade dessa pesquisa, será fundamental ter acesso a obras raras do século XV, XVI e XVII que se encontra em bibliotecas italianas.

A professora Benilde Schultz deverá realizar estágio de pesquisa de doutorado na biblioteca do Sistema Ateneo da Universidade dos Estudos de Pádua, bem como nas bibliotecas da vizinha cidade de Veneza, que compreendem a Biblioteca Nazionale Marziana e as bibliotecas Comunale.