Prazo para inscrições ao Projeto Rondon encerra nesta terça-feira

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está com as inscrições abertas somente até dia 6 de novembro, para o processo seletivo de acadêmicos interessados em participar do Projeto Rondon Janeiro de 2013.

Serão duas operações: São Francisco na Cidade Campo do Brito (Sergipe/Alagoas) pertencente ao Conjunto “A” de ações que ocorrerá entre os dias 18 de janeiro a 3 de fevereiro e a Operação 2 de Julho na cidade de Capim Grosso (Bahia) no Conjunto “B” de ações entre os dias 19 de janeiro a 4 de fevereiro.

O Projeto Rondon tem a missão de viabilizar a participação do acadêmico do ensino superior nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania. Objetiva estimular o universitário a produção de projetos coletivos em parcerias com comunidades assistidas além de contribuir para a formação do universitário como cidadão.

Inscrições

O acadêmico que deseja se inscrever deve preencher o Formulário de Inscrição encontrado nos seguintes locais: Pró-Reitoria de Extensão, setores de protocolo dos cinco campi da Unioeste ou ainda no site www.unioeste.br/extensao/projetorondon.

Há uma série de requisitos que o aluno deve atender para ser selecionado, como: ter bom desempenho acadêmico, estar cursando graduação preferencialmente nos últimos anos, elaborar propostas de atuação em uma das propostas do Conjunto “A”, de ações que engloba os temas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde ou do Conjunto “B” relacionado aos temas de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

É necessário também possuir espírito de equipe e facilidade de trato com o público alvo de sua ação, apresentar carta de referência, ter experiência em atividades de extensão e disponibilidade em viajar no período correspondente a atuação do projeto no município alvo.

Processo de seleção

Serão selecionados 12 acadêmicos para cada município de atuação. Destes, um estudante do curso da área da saúde ou de serviço social participará da Ação Cívico Social (Aciso) com a Marinha do Brasil no estado do Pará. A divulgação do resultado da primeira fase do processo seletivo será no dia 14 de novembro por meio do edital de classificação a ser encontrado no site www.unioeste.br/extensao.

Os acadêmicos selecionados farão entrevista no dia 19 do mesmo mês, às 10 horas, na sala do Conselho Universitário (COU), localizado no Prédio da Reitoria. As respectivas datas poderão ser alteradas no edital. Mais informações no site www.unioeste.br/projetorondon.