Aberta programação 2012 do Projeto Arte por Fazer Arte na Universidade

Foi aberta oficialmente na manhã desta quarta-feira (18.04) a programação do projeto Arte por Fazer Arte na Universidade 2012 no Campus da Unioeste de Marechal Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O projeto, criado em 2011, tem o objetivo de evidenciar o potencial artístico, cultural e educativo, existente na comunidade acadêmica, ao mesmo tempo em que coloca à disposição os espaços físicos do Campus para os talentos da região de sua abrangência, nas mais variadas áreas da cultura e do ensino.

Atualmente, por meio do projeto, o Campus de Marechal Cândido Rondon sedia duas exposições instaladas na entrada do prédio administrativo, na sala anexa à Biblioteca e em alguns ambientes internos, assim como sedia apresentações musicais diversas, a exemplo da que ocorreu nesta quarta-feira, na abertura oficial do projeto, que trouxe a violonista rondonense Graciela Bier.

Em exposição

Cumprindo o seu objetivo, uma das exposições, instalada nas dependências da Biblioteca do Campus e denominada Cotidianos – Uma visão tridimensional, é de arte francesa, de autoria da artista plástica rondonense Neusa Kikue Numa Kussaba.

Formada em Matemática e Direito e ex-funcionária do Banco do Brasil, Neusa é delegada da Caixa de Assistência dos Advogados – subseção de Marechal Cândido Rondon e integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, além de voluntária da Organização Não Governamental Arca de Noé.

Talentos da Unioeste é o título da outra exposição, instalada na sala anexa, que reúne produções artesanais de quase duas dezenas de agentes universitários do Campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon, e que, por meio do projeto, estão tendo a oportunidade de colocar à mostra para a comunidade acadêmica e à sociedade rondonense suas habilidades e talentos.

Participaram do ato oficial de abertura da programação para 2012, além da secretária administrativa do Campus, Maria Rejanete Bienert Seibert, representando o diretor do Campus Paulo José Koling; o prefeito de Marechal Cândido Rondon, Moacir Froehlich; a secretária municipal de Cultura, Carmem Borzatto; o diretor de Cultura da Pró-reitoria de Extensão, Wanderlei dos Anjos; o gerente executivo do Serviço Social do Comércio, Gilberto Mensato, parceiro do projeto desde o seu início, por meio do trabalho realizado por Alberto Joris, com a exibição semanal de curtas metragens nos intervalos das aulas noturnas no Campus rondonense; além dos expositores.

Segundo o diretor geral do Campus, professor Paulo José Koling, toda a comunidade acadêmica, diretores de centro, coordenadores de curso, professores, agentes universitários e alunos, assim como artistas e a sociedade rondonense em geral, estão convidados a participar e visitar as obras e trabalhos expostos.

A partir do mês de maio, na sequência da programação do projeto, outras mostras e exposições, reunindo trabalhos e acervos dos cursos e laboratórios da Instituição, e de artistas da comunidade rondonense, estarão abertas ao público.