Central de Notícias

Servidores assistem palestra sobre Assistência Hospitalar aos Indígenas

Na última sexta-feira (30-03), foi realizada no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) a palestra “Assistência Hospitalar aos Indígenas Guaranis e Caingangues - Conhecendo a etnia e a cultura”. O objetivo do evento foi o de preparar os servidores para uma melhor comunicação e assim facilitar o atendimento à comunidade indígena.

 As discussões proporcionaram um maior esclarecimento sobre a cultura, e a partir daí facilitar a relação entre os povos. Já que esta região e expressivamente habitada por povos da cultura indígena. “Sentimos uma dificuldade de entender a cultura e a própria situação do paciente”, ressalta a assistente social do Huop, Dalas Cristina Miglioranza, esclarecendo que é frequente a entrada de pacientes da cultura indígena no hospital.

 O indigenista Paulo Humberto Porto Borges e também professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi quem ministrou a palestra para os profissionais da área de saúde. “O maior problema de se trabalhar com culturas distintas é o descompasso cultural”, afirmou o professor. Isso, explica o professor, demonstra a importância de fazer capacitações com objetivo de entender, compreender e ter o cuidado com a cultura do outro, proporcionando um diálogo cultural mais homogênea, “Entendendo a lógica cultural, fica clara a noção de respeito dos profissionais para com os povos indígenas”, finaliza Paulo Porto.

Foto: Clenir Bernardo
Legenda: Paulo Porto, fala sobre as tradições culturais dos povos Guaranís e Kaingang.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.