Vencedores do 22° Concurso de Contos são premiados

Os vencedores do 22º Concurso de Contos Paulo Leminski participaram da solenidade de premiação, realizada na última sexta-feira, dia 30, na Biblioteca Pública de Toledo. O concurso existe desde 1989, com edições anuais, por meio de parceria entre a Prefeitura de Toledo – Secretaria de Educação e o Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O concurso teve como objetivo estimular e divulgar a literatura local, mas, desde o seu inicio, estendeu-se para outros estados e também para o exterior. Nessa edição, contou com 678 contos vindos de quase todos os estados do Brasil e 10 de outros países. O conto vencedor foi “O Nome do Pai”, escrito por Elisabete Carvalho Peiruque, 71 anos, de Porto Alegre (RS). Por estar residindo em Paris, ela não pode estar presente na premiação, mas enviou correspondência como forma de agradecimento. Elisabete recebeu um prêmio no valor de R$ 1,8 mil.

Em 2° lugar, com o conto “Trem de Ferro”, a autora Juliana La Salvia Bueno, de Bragança Paulista (SP) recebeu o prêmio no valor de R$ 1,3 mil. O 3° lugar ficou para o conto “Carolina e o Rouxinol” de autoria de Giovana Artigiani, de Florianópolis (SC).  Na categoria de Melhor Conto de Toledo, o conto escolhido foi “O Quid Pro Quo de Analícia”, escrito por Amanda Semariah de Souza Salvador, de 17 anos, recebendo o prêmio no valor de R$ 850,00.

“É a segunda vez que participo do concurso e estou muito feliz em receber este prêmio. Gosto de escrever, criei um blog há 2 anos e quando me perguntam sobre inspiração, gosto de citar uma frase do meu poeta preferido Rambô: A mão na pena vale a mão na enxada”, disse Amanda, ganhadora do prêmio local.

A cada 5 anos é organizada uma coletânia com os contos premiados, sendo logo após, distribuídos em escolas, bibliotecas e outros locais públicos. Nesta edição, a banca examinadora selecionou duas menções honrosas de Toledo que farão parte da 5ª coletânea de Contos premiados: Valdinei José Arboleya, com o conto “Retrovisor” e Aline Karin da Silva, com o conto “Estava embaixo da minha cama”.

A bibliotecária e integrante da Comissão Organizadora, Nancy Futagami, falou sobre o próximo concurso adiantando que a 23ª edição será lançada em maio para a premiação ser entregue em novembro próximo.

Legenda: Alguns dos premiados com os organizadores do Concurso de Contos