Unioeste oferece novos cursos gratuitos pelo Parfor

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) por intermédio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) abrirá novas turmas e cursos para o segundo semestre de 2012. Serão oferecidas pela Unioeste 400 vagas.

O Parfor, que é desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parcerias com as Universidades Públicas do Paraná, Secretaria Estadual de Educação (SEED) e secretarias municipais de Educação, tem como objetivo principal garantir que os professores efetivos e temporários (PSS), em exercício na rede pública de educação básica, obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 9394/96), por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.

Tem como metas também formar o professor que ainda não possua nenhuma graduação, possibilitar uma segunda licenciatura aos professores em exercício na educação básica pública que, embora já licenciados, atuem em área ou disciplina distinta daquela de sua formação inicial e preparar o professor para o efetivo exercício da docência.

Os cursos

Serão ofertados pela Unioeste os seguintes cursos: Ciências Biológicas em 2° licenciatura, no Campus de Cascavel, com 30 vagas e aulas na sexta-feira à noite e aos sábado de manhã e a tarde; História em 2° licenciatura, no Campus de Marechal Rondon, com 40 vagas, também com aulas às sextas-feiras à noite e nos sábado de manhã e a tarde; 1° licenciatura em Pedagogia, no Campus de Foz do Iguaçu, com 40 vagas, e aulas de segunda a sexta feira, noturno; Formação Pedagógica, no Campus de Foz do Iguaçu, com 40 vagas e aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados de manhã e a tarde.

Com aulas nos finais de semana, às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã, também será disponibilizado o curso de Letras/Espanhol em 2° licenciatura, no Campus de Cascavel, com 40 vagas; Matemática em 2° licenciatura, no Campus de Cascavel, com 30 vagas; Formação Pedagógica, no Campus de Cascavel, com 40 vagas; e Matemática em 2° licenciatura no Campus de Foz do Iguaçu, com 30 vagas.

Outros cursos oferecidos serão de Letras/Inglês em 2° licenciatura no Campus de Foz do Iguaçu, com 40 vagas e de Letras/Português em 2° licenciatura, também no Campus de Foz do Iguaçu, com 40 vagas. Em ambos os cursos, as aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, de manhã e a tarde.

Todos os cursos têm data de previsão para início em 8 de julho de 2013. Os cursos de 2° licenciatura tem a duração de 1 ano e 6 meses. Para participar, o professor em exercício na rede pública de educação básica deve cadastrar o seu currículo na Plataforma Freire, no endereço: http://freire.mec.gov.br

O curso de 1ª Licenciatura em Pedagogia, com aproximadamente 3,2 mil horas, é voltado para os professores efetivos da educação básica pública que ainda não têm uma licenciatura. Já os cursos de 2ª. Licenciatura são voltados aos professores em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos 3 anos, e que estão atuando em área distinta da sua formação inicial. O curso de formação pedagógica é destinado para aqueles professores com bacharelado, mas que gostariam de fazer e necessitam da formação pedagógica complementar.

Todos os cursos são voltados aos professores que atuam em sala de aula nas escolas publicas de Cascavel e região. Além dos professores efetivos, a SEED também autorizou a participação dos professores temporários (PSS).

Datas

O processo de seleção para o ano de 2013 seguirá o seguinte cronograma definido pela Capes: de 11 de fevereiro a 18 de março será destinado a pré-inscrição na Plataforma Freire; de 19 de março a 15 de abril, será feita a validação das pré-inscrições dos professores pelas secretarias de educação estaduais e municipais; no dia 16 de abril será disponibilizada a relação de pré-inscritos validados pelas Secretarias; de 17 de abril a 15 de maio, será destinado à seleção dos pré-inscritos e registro, pelas IES, na Plataforma Freire dos pré-inscritos selecionados; e de 20 de maio a 21 de junho será período de matrícula e registro, pelas IES, dos matriculados na Plataforma Freira.

Os concluintes receberão diploma emitido pela Unioeste e outras informações sobre o Parfor, poderão ser obtidas com a coordenação do programa: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (45) 9910-6020.