Ginástica laboral aplicada aos servidores

Atividades físicas e melhoria na saúde fazem parte da rotina de trabalho dos servidores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) da Reitoria e do Campus de Cascavel. A ginástica laboral é um conjunto de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho e a técnica se baseia em alongamentos, distribuídos pelas várias partes do corpo, com orientações de um profissional de saúde.

Os acadêmicos do terceiro ano de Fisioterapia da Universidade, por meio do Programa de Apoio à Saúde do Servidor (Pass), estão ensinando os funcionários a fazerem ginástica laboral, com orientação da professora de Fisioterapia do Trabalho, Helenara Salvati Bertolossi Moreira.

Uma vez por semana os exercícios de alongamentos que contribuem para a prevenção de doenças como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteo-Musculares relacionados ao Trabalho (DORT) são realizados em setores diferentes.

Para as acadêmicas de Fisioterapia Amanda Grapiglia Mendes e Cristina Ferreira da Silva “a ginástica laboral contribui na melhora da qualidade de vida. Fazemos uma vez por semana, conforme a disposição dos setores, mas o correto seria todos os dias”.