Professor do Campus de Toledo realiza pesquisa de Desenvolvimento Socieconômico do município

O professor Paulo Azevedo, pesquisador e coordenador do Laboratório de Informação Social (LIS) apresentou nesta quarta-feira (21.03) os resultados de uma pesquisa realizada na cidade de Toledo. Os dados levantados foram para avaliação do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável de Toledo. A apresentação ocorreu no auditório do prédio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

Em 2008, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou o Programa de Desenvolvimento Socioeconômico e Sustentável de Toledo, com um custo total de US$ 14.667.400,00, dos quais, US$ 7.333.700,00 foram financiados com recursos do BID e US$ 7.333.700,00 como contrapartida com recursos locais do Município. O programa tem por objetivo melhorar a qualidade de vida da população e contribuir para a sua maior competitividade econômica.

A pesquisa foi realizada por solicitação da Prefeitura ao Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Projeto LIS, que é um projeto de extensão permanente do Centro de Ciências Humanas e Sociais e do curso de Ciências Sociais da Unioeste, criado em 2003.

As informações levantadas, além de suprirem a necessidade de dados destes setores, são utilizadas no ensino, nas disciplinas de metodologia de Pesquisa bem como na pesquisa acadêmica. O Projeto pretende assim alcançar o objetivo geral da ação universitária atuando nas áreas de extensão, ensino e pesquisa.

A pesquisa
A pesquisa durou 4 meses e levantou dados sobre educação, cultura, esporte, saúde, lazer e infraestrutura do município. De acordo com o professor Paulo Azevedo, um dos dados obtidos é de alunos que frequentam a Unidade Social São Francisco no contra turno das aulas nas escolas municipais. Esses alunos participam de atividades, como práticas educacionais, culturais e esportivas e apresentaram uma melhora significativa nas suas notas em sala de aula, após o ingresso na Unidade, comparado aos outros alunos que não frequentam.

Agora, após a pesquisa feita, os dados irão servir como material de pesquisa e estarão disponibilizados para projetos de pesquisa e iniciação cientifica. E para a gestão municipal é uma forma de controle de investimentos públicos e de análise geral. Como forma de pesquisa foram utilizados formulários aplicados a 491 pessoas, sendo também realizadas visitas, entre outras atividades.

Segundo os resultados apurados, para 85% da população do município, Toledo teve melhorias e cerca de 80% da população pesquisada não pretende sair da cidade. Estiveram presentes no evento secretários municipais, vereadores e interessados no desenvolvimento socioeconômico do município.