Simpósio aborda ética do psicanalista e do analista do discurso

Nesta sexta-feira (04) o Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) dá continuidade ao 6º Simpósio Grupo Teorias do Discurso “A Ética do (Psic) Analista” que teve início na quinta-feira (03). Nesta edição estão participando cerca de 150 inscritos, divididos em ouvintes e participantes de oficinas e minicursos.

De acordo com o professor da Unioeste, Alexandre Ferrari, o Simpósio acontece pela primeira vez em Cascavel, sediado na Instituição, e a professora Bethania Mariana da Universidade Federal Fluminense (UFF) explica o motivo. “É importante que o grupo possa rodar outras regiões do Brasil, então com o trabalho de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado da Unioeste a oportunidade para falarmos sobre essa troca de experiência e dinâmicas que o tema aborda é grande”.

Alexandre esclarece que, o tema desta edição foi escolhido com o objetivo de mostrar como a ética deve estar presente nas pesquisas da academia, integrando essas duas vertentes, a ética do psicanalista e da ética do analista do discurso.

Durante o Simpósio estão sendo oferecidos minicursos, oficinas e sessões para apresentação de dissertação e teses, ministradas pelas professoras Bethania Mariana (coordenadora), Juciele Dias e Luiza Kátia da (UFF). Com relação aos debates e minicursos a intenção da equipe é apresentar resultados de pesquisas com bases teóricas sobre o tema, envolvendo cada participante do evento juntamente com a equipe organizadora.

Além disso, ontem (04), ocorreu o lançamento do Livro “Discurso, resistência e...”, produzido pelos professores Alexandre Ferrari, Bethania Mariana e mais dois docentes.

Para os professores, Alexandre e Bethania, a satisfação de lançar o livro como resultado do 3º encontro é enorme, pois o trabalho abarca mais de 20 pesquisadores envolvidos no grupo. “Estamos muito orgulhosos em saber que a Edunioeste aceitou trabalhar com o exemplar, pois ele tem uma ideia muito boa, abrangendo temas variados que chamam a atenção, além de ter sido bem qualificado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)”, afirmaram explicando ainda a escolha do título da obra, “uma das características da nossa equipe é o discurso, por esse motivo sempre usamos o discurso e mais um significante nos nossos livros, e a reticencias mostra a abertura que temos para aceitar trabalhos que mechem com a análise do discurso e com a psicanalise”, afirmam.

E para dar continuidade ao evento, nesta sexta a professora Bethania fará parte dos debates trazendo uma novela chamada “Memórias do subterrâneo” do autor Fiódor Dostoiévski, para mostrar um pouco mais sobre a abordagem da psicanálise, assunto que recentemente tem sido seu maior interesse.

O Grupo Teorias do Discurso é coordenado pela professora Bethania Mariana da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituição de ensino superior em Niterói, Rio de Janeiro.  Confira a programação completa aqui.