17ª Semana de Filosofia reúne cerca de mil participantes

Com grande participação da comunidade acadêmica é que se deu início na tarde de ontem (5) a XVII Semana Acadêmica de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Toledo, que segue até sexta-feira (9) com a temática “Ética, Filosofia Política e Educação”. Concomitante ao evento está sendo realizado, também, a VI Jornada de Ética e Filosofia Política, do Mestrado em Filosofia da Unioeste e o IV Seminário Integrador Escrileituras.

Os eventos conta com uma única e rica programação de conferências, mesas redondas, apresentações de comunicações e oficinas. Com mais de cem comunicações inscritas, os organizadores estimam a presença de cerca de mil pessoas entre comunicadores, ouvintes, alunos e professores do ensino fundamental e médio.

A abertura oficial foi realizada, na noite de ontem (5), no Teatro Municipal de Toledo, com a apresentação do Coro Municipal Juvenil de Pato Bragado interpretando a música Águas de Março, de Tom Jobim.  Em seguida, a professora-doutora Sandra Mara Corazza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ministrou a conferência “O que se transcria em Educação?”. Na ocasião houve o lançamento do livro de mesmo nome da conferência escrito pela professora.

Em parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), o público alvo das oficinas, que são elaboradas e executadas pelos acadêmicos do quarto ano de Filosofia, são os alunos e professores de escolas municipais e estaduais. As oficinas serão realizadas na noite de quarta-feira (7) e pela manhã do dia 8, quinta-feira, com diferentes temáticas, como: “O problema do mundo exterior”, “Descobrindo o ‘Eu’”, “Concepção de vida: aborto”, “Por que não gosto de política?”, entre outas.

Na manhã desta terça-feira (6) os professores-doutores Roberto Kalmeyer-Mertens (Unioeste) e Silas Borges Monteiro (UFMT) e doutora Sandra Mara Corazza (UFRGS), com a mediação da professora-doutora Carla Rodrigues (UFPel), debateram na Mesa Redonda “Heidegger, Derrida e Deleuze: perspectivas da diferença”. No período da tarde, a Mesa Redonda trazia o tema “Pesquisas de Ética e Filosofia política a partir da filosofia da diferença”, com os mestrandos de Filosofia da Unioeste, Paulo Schneider, Alan Padilha e Evânio Guerrezi, sob a mediação da professora Ester Heuser (Unioeste). À noite, o tema será “Filosofia e Cinema”, com a mediação do professor doutor Claudinei Aparecido da Silva e equipe PET/Filosofia.

Programação

Na manhã de quarta-feira (7), será retomada à discussão sobre “Filosofia e Cinema”, com a mediação do professor-doutor Claudinei Aparecido da Silva e da equipe do PET/Filosofia. Em seguida, a partir das 10 horas, será realizada a I Edição do “Cara a Tapa”. Segundo os organizadores, esta atividade foi pensada sob os moldes de um evento em Goiânia chamado “Eu penso”. Seu formato é simples. O participante coloca um problema de caráter filosófico e o resolve com seus próprios meios, sem recurso a autores filósofos. O intuito é mostrar o que se pensa e explorar a criatividade pessoal.

No período da noite, a partir das 19 horas, serão realizadas as oficinas de Filosofia para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública, sob mediação da professora-doutora Nelsi Welter e Célia Benvenho.

Na quinta-feira, dia 8, a partir das 7h30, será dada continuidade nas oficinas de Filosofia para estudantes do Ensino Médio da Rede Pública. No período da noite, a partir das 19 horas, a mesa redonda aborda o tema “A filosofia e o futuro de nossos estabelecimentos de ensino”, com os professores Nelsi Welter (Unioeste/Pibid), Célia Benvenho (Unioeste/Pibid) e Libanio Cardoso Neto (Unioeste/Segunda Licenciatura).

No último dia do evento, sexta-feira (9), a partir das 8 horas, serão realizadas as comunicações de acadêmicos do curso para divulgação de pesquisas individuais, com mesas coordenadas por eles ou mestrandos. No período da noite, a partir das 19h30, será dada a continuação das comunicações. Às 22h30 haverá o encerramento com atividades programadas pelo Centro Acadêmico de Filosofia (Cafil).