Campus de Toledo assina convênio com Instituto Neotropical

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) assinou com o Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais convênio de cooperação técnica, científica, cultural e financeira para implantação do Laboratório de Tecnologia da Reprodução de Peixes Nativos do Rio Iguaçu junto ao Instituto de Pesquisa em Aquicultura Ambiental (Inpaa).

Por meio do convênio, assinado pelo reitor da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff com o Instituto, presidido por Gilmar Baumgartner, também pró-reitor de Extensão da Unioeste, na tarde da última sexta-feira (16.03), no Campus de Toledo, serão destinados recursos da ordem de R$ 630 mil somente para a construção do Laboratório.

Segundo ele, os recursos que possibilitam a construção do laboratório foram repassados pela Tractebel Energia S/A e pelo Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica. “O projeto global de repasse de recursos totaliza cerca de R$ 1,6 milhão”, disse o presidente do Instituto, Gilmar Baumgartner.

“Serão 200 metros quadrados de área construída que deverão abrigar a mais moderna e melhor tecnologia para a reprodução de peixes”, explicou o presidente do Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais, acrescentando que a instalação do laboratório é de “extrema importância uma vez que vai contribuir para o desenvolvimento de projetos de pesquisas e melhor formação para os mestrandos e doutorandos da área de piscicultura”.

A assinatura deste convênio pretende proporcionar um intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnico-científicas, desenvolvimento de cursos, programas, projetos e eventos de interesse comum, no campo de ensino, da pesquisa e extensão universitária. Visa também a operacionalização das atividades de pesquisa, vinculadas ao Grupo de Pesquisas em Recursos Pesqueiros e Limnologia (Gerpel) do Campus Toledo.

A solenidade de assinatura do convênio contou também com a presença do professor Mário Cândido de Athayde Junior, representando o governador Carlos Alberto Richa, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal; o deputado federal, Dilceu Sperafico, representantes da Prefeitura de Toledo, demais convidados e comunidade acadêmica.

O Gerpel?

O Grupo de Pesquisas em Recursos Pesqueiros e Limnologia (Gerpel) tem desenvolvido inúmeros projetos de pesquisas nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Biológicas, desde 2002, quando foi criado.

A finalidade do Gerpel envolve pesquisas que englobam problemas inerentes à avaliação de estoques pesqueiros de águas interiores, à ecologia de ecossistemas, aos fatores abióticos de águas interiores (limnologia), e ao manejo e conservação de recursos pesqueiros de águas interiores.

Legenda: A assinatura do convênio garante a construção do laboratório de Tecnologia da Reprodução de Peixes Nativos do Rio Iguaçu