Tecnologia beneficia cursos das áreas de saúde

Reunião viabiliza a instalação do Núcleo de Telemedicina no Hospital Universitário da Unioeste

Na manhã desta quinta-feira (22.03) a comissão do Núcleo de Telemedicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) se reuniu com o Conselho Administrativo da Unioeste e do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). O objetivo da reunião foi repassar informações adquiridas pelos três membros da comissão na visita técnica feita à Universidade de São Paulo (USP).

Entre as informações repassadas foi destacada a utilidade multidisciplinar da Telemedicina, além de inserir na metodologia o projeto Homem Virtual, que consiste na criação de animações em gráficos 3D para a melhor visualização do funcionamento da biologia humana.
Também foi falado sobre a criação de vídeos educativos para melhor ilustrar o funcionamento do corpo.

Os vídeos serão elaborados pelos próprios acadêmicos da área de saúde da Universidade, “Será possível a construção dos vídeos pelos universitários da Unioeste porque o software é de fácil manuseio, e contamos com o apoio da USP que disponibilizou três vagas para o treinamento”, ressaltou o coordenador técnico do Núcleo, Cláudio Barradas.

Com a propagação dos vídeos elaborados, o Huop e a Unioeste também estabelecem uma relação de proximidade da Instituição com a sociedade, pois além dos gráficos e vídeos serem transmitidos via teleconferência para os cursos na área de saúde de todo o Brasil,  também servirão para transmitir essas informações para a população. “Isso atende a demanda para auxiliar na capacitação dos profissionais, orientações de conduta, discussão da saúde e é ótimo mecanismo de prevenção que permite a interação da saúde de forma global”, finaliza o diretor do HU, Allan Cezar Faria Araújo.

Legenda: Diretora pedagógica Carla Sakuma de Oliveira Brett, expôs o material trazido de São Paulo para o grupo