Central de Notícias

Comissão divulga vencedores do Concurso Paulo Leminski

O Concurso de Contos Paulo Leminski está divulgando o resultado da 22ª edição do evento realizado em parceria pelo Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Biblioteca Pública de Toledo. O concurso tem repercussão na área cultural e literária da cidade, da região e do País.

A Comissão de Leitura e Julgamento do 22º Concurso de Contos estiveram reunidos na semana passada, nas dependências da Biblioteca Pública de Toledo, para a realização dos trabalhos finais relativos a esse evento, local que será promovida a cerimônia de premiação, marcada para as 9 horas do dia 30. Todos os contistas premiados e aqueles que receberam menções honrosas estão convidados para, nesse dia receberem os prêmios em dinheiro previstos no regulamento, além de certificados que documentam as respectivas premiações e menções honrosas.
    
O Concurso de Contos Paulo Leminski, realizado desde 1989, é um evento anual, promovido pela Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Toledo – e Prefeitura Municipal de Toledo, através da Secretaria de Educação - Biblioteca Pública Municipal, que se iniciou com o objetivo de estimular e divulgar a proteção local, mas que, desde seu início, estendeu-se para outros estados e há muito para além das fronteiras.
    
Para esta edição do concurso, inscreveram-se 678 contos, provenientes de quase todos os Estados do País; e 10 provieram do exterior.  Em ordem alfabética, do Acre: inscreveram-se 3; Alagoas, 2; Amapá, 2; Amazonas, 1; Bahia, 28;  Ceará, 14; Distrito Federal, 15; Espírito Santo, 3; Goiás, 9; Maranhão, 2;  Mato Grosso, 3; M. Grosso do Sul, 2; Minas Gerais, 57; Pará, 4; Paraíba, 1; Paraná, 134; Pernambuco , 29; Piauí, 1; Rio de Janeiro, 86;  R. G. do Norte, 5; Rio G. do Sul, 63; Santa Catarina, 27; São Paulo, 176; Sergipe, 1; Tocantins, 3; e de Toledo inscreveram-se 16. Do continente africano provieram 2; França, 1; Japão, 1; Polônia, 1; Portugal, 2; Suíça 2; e Uruguai 1.

A classificação foi a seguinte: em 1º lugar, o conto O nome do pai, da autora Elisabete Carvalho Peiruque, de Porto Alegre (RS); em 2º, Trem de ferro, de autora Juliana La Salvia Bueno, da cidade de Bragança Paulista (SP); e em 3º, o conto Carolina e o Rouxinol, de Giovanna Artigiani, da cidade de Florianópolis (SC); E o conto O quid pro quo de Analícia, de Amanda Semariah de Souza Salvador, foi escolhido o Melhor Conto Toledano.

Receberam ainda Menções Honrosas os seguintes contos: A história de J. Pinto Fernandes, de Gustavo Fechus Monteiro, da cidade de Pouso Alegre (MG); Pequeno dicionário de paixões cruzadas, do autor José Ribamar Ewerton Neto, de São Luís (MA); Os três lados do quadrado, do escritor José Humberto da Silva Henriques, de Uberaba (MG); Manual de instruções da chave, do autor Ben-Hur Demeneck, da cidade de Blumenau (SC); A noite das cabaças, do autor Oswaldo Pullen Parente, de Brasília (DF); Centenário da grande obra, autoria de Oswaldo de Vasconcelos Vilella, Rio de Janeiro, (RJ); A bicicleta, de Rodrigo Pereira Ricardo, da cidade de Niterói (RJ); Escultores de Sombras, do autor Paulo Cesar Paschoalini, de Piracicaba (SP); Os olhos do touro, da autora Márcia de Oliveira Gomes, da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Também receberam menções honrosas dois contos inscritos de Toledo: Retrovisor, de Valdinei José Arboleya; e Estava embaixo da minha cama, de Aline Karin da Silva. Os contos que foram premiados nesse evento, e também aqueles que receberam menções honrosas, farão parte da 5ª Coletânea de Contos do Concurso Paulo Leminski a ser lançado em dois anos.

Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones (45) 3379-7091, Campus de Toledo da Unioeste ou (45) 3252-6225/3055-8790, na Biblioteca Pública ou ainda nos endereços: http://www.unioeste.br/leminski e www.toledo.pr.gov.br.
 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.