Central de Notícias

Centro de Reabilitação entrega cadeiras à comunidade

Na manhã desta sexta-feira (16), o Centro de Reabilitação Física (CRF) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) fez a entrega de 40 cadeiras de rodas a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Além das cadeiras motorizadas (bateria), o SUS contempla, por meio do CRF,  também o fornecimento de cadeiras de banho (reclinável, de alta propulsão e para crianças de até quatro anos de idade) e cadeiras monobloco, que são para pessoas mais ativas e acima de 90 quilos.

Esta é a segunda remessa de cadeiras entregues este ano, sendo que a primeira foi em fevereiro, com o repasse de 15 cadeiras. Segundo o coordenador administrativo do CRF, Dorisvaldo Rodrigues,  as cadeiras motorizadas possibilitam aos pacientes maior independência na locomoção. Já as cadeiras de banho, de auto propulsão permitem também maior independência aos pacientes em suas atividades de higiene, possibilitando ao usuário o deslocamento sem auxílio do cuidador.

O coordenador lembra que os pacientes para receberam a cadeira motorizada necessitam ter o CID compatível com os relacionados na portaria do SUS, devendo passar por avaliação da equipe multidiciplinar do CRF, com avaliações específicas tais como: aquidade visual, audição, cognitiva e noção espacial (lateralidade) e ambiente de uso da cadeira. 

João Andrade, 59 anos, vítima de paralisia infantil, que recebeu uma cadeira motorizada, comemora sua independência. “Estou muito feliz! Essa cadeira vai me trazer muitos benefícios, agora posso ir sozinho à farmácia, ao mercado, ao médico”. Rosvita Lohmann, 51 anos, também foi contemplada com uma cadeira motorizada. Há quatro anos, perdeu os movimentos das pernas devido às sequelas da poliomielite. “Isso é uma conquista, não só para mim, mas, com certeza, para todos os beneficiados. Vou ter mais liberdade e independência, que são dois dos principais benefícios que a cadeira me traz”, comemora.

A próxima entrega de cadeiras será realizada na próxima semana, dia 23 deste mês.

Como participar

Para ser atendido,  o paciente deve, primeiramente, buscar um dos Serviços Credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para ser encaminhado ao Serviço (CRF) por meio de guia de referência. No CRF, além dos atendimentos de Fisioterapia, também pode ser feito o acompanhamento psicológico, nutricional, fonoaudiológico, terapia ocupacional e de enfermagem com o paciente e eventualmente com seus familiares na condição de seus cuidadores.

Os documentos necessários para serem entregues no dia da consulta são:  o encaminhamento  (Guia de Referência) realizado por médico de serviço credenciado ao SUS; cartão do SUS; CPF; RG (identidade) ou certidão de nascimento; comprovante de residência e cartão de vacinas da criança (até 12 anos).

A autorização do laudo do atendimento, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção do paciente é feita pela 10º Regional de Saúde (Secretaria Estadual de Saúde).

Além de Cascavel, os municípios atendidos pelo Centro são: Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuitas, Lindoeste, Matelândia, Medianeira, Nova Aurora, Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Serranópolis do Iguaçu, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.