Um início de ano letivo diferente

Recepção diferenciada aos calouros e trotes solidários é avaliada positivamente por coordenadores e diretores no Campus de Marechal Cândido Rondon

As primeiras semanas de atividades acadêmicas foram bem movimentadas no Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mas ainda prometem estas próximas diante das atividades agendadas para este mês, como a Noite Cultural do curso de Letras, a ser realizada no dia 15.

As atividades agendadas para a recepção dos calouros, como as tradicionais palestras e visitas aos vários ambientes do Campus rondonense, se somaram neste ano aos trotes solidários, organizados pelas coordenações dos cursos de Agronomia e Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias (CCA), e que contaram com a participação de aproximadamente oitenta calouros.

Segundo os coordenadores dos dois cursos, a avaliação das atividades foi extremamente positiva, pois envolveu os acadêmicos na coleta de alimentos e produtos diversos repassados para o Asilo Lar Rosas Unidas e para a Organização Não Governamental Arca de Noé. Foi formada ainda uma horta nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Marechal Cândido Rondon, além da coleta de ração animal para a ONG Arca de Noé.

Bons resultados

A iniciativa foi considerada positiva também pelos coordenadores dos outros cursos do Campus, assim como pelos diretores de centro. O professor José Edézio da Cunha, diretor do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras, avaliou a iniciativa dos coordenadores dos cursos do CCA como muito interessante e com bons resultados sendo, inclusive, receptivo a ideia de envolver os outros cursos da Instituição na realização de trote solidário conjunto, ampliando assim as ações neste sentido.

Ele destaca ainda outro ponto positivo. “Neste ano não tivemos, no Centro, nenhuma reclamação por parte de acadêmicos ou professores relatando algum tipo de situação desagradável ou constrangedora, envolvendo os calouros”, frisa ele.

Já para o diretor geral do Campus, professor Paulo José Koling, as iniciativas de atividades diferenciadas para recepcionar os calouros da Instituição mostram que os professores também têm se envolvido na programação, antecipando assim o engajamento dos acadêmicos recém-chegados na proposta da Universidade, no sentido de que todas as suas ações estejam sempre voltadas para a comunidade onde ela está inserida.

Legenda:

Os calouros percorreram as ruas próximas ao Campus em busca de doação de alimentos não perecíveis para o Asilo Lar Rosas Unidas