Professores do PDE participam de aula inaugural

Professores da quinta turma do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) foram recebidos nesta manhã de segunda-feira (12.03), durante abertura do ano letivo, pela administração central da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), no auditório do Campus de Cascavel. Os professores atendidos pela Unioeste pertencem a seis núcleos de Educação das regiões Oeste e Sudoeste do Estado, sendo: Assis Chateaubriand, Cascavel, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu e Toledo.

O programa de estudos tem duração de dois anos - no primeiro ano o professor fica afastado de suas atividades em 100% da carga horária e no segundo ano em 25%. A Unioeste implantou o PDE em 2007, sendo uma das Universidades que presta atendimento ao maior número de professores.  Neste ano são 363 de um total de dois mil professores de todo o Estado que estão afastados para participarem do PDE.

Após a abertura oficial da aula inaugural, com a presença do reitor Paulo Sérgio Wolff, o coordenador do PDE, Marco Antonio Batista Carvalho, diretor do Câmpus Alexandre Webber, pró-reitores e demais professores, foi realizada mesa redonda com o tema A Escola como objeto de estudo: O desafio de rever os conceitos de objetivos, avaliação e planejamento, coordenada pelo professor doutor João Luiz Gasparin. No período da tarde, foram realizadas novas atividades e repassados informes da Coordenação do PDE da Unioeste aos professores.

Mais atividades

Nesta terça-feira, dia 13, a partir das 8 horas, no auditório do Campus de Cascavel, haverá nova mesa redonda com o tema O Fórum Regional Oeste e Sudoeste em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência: agenda permanente de mobilização pela concretização dos direitos sociais, a cargo de Gelcir dos Santos e dos professores Enio Rodrigues da Rosa e Jamile Backes.

Ainda pela manhã, às 10 horas, o tema será A Educação Especial na Unioeste: o Programa Institucional (PEE), seus objetivos e ações em desenvolvimento, contando com a participação das professoras Lucia Zanato Tureck, Taisa Carvalho e Alfredo Roberto de Carvalho. Na sequência serão realizados debates.

À tarde, com início às 14 horas, a programação prevê mesa redonda que irá discutir questões relacionadas aos Programas e serviços públicos educacionais de apoio à Educação Inclusiva na rede estadual de ensino: os Centros de Apoio Pedagógico (CAP) e o Centro Regional de Avaliação Pedagógicas (Crape). Os trabalhos serão coordenados pelas professoras Patrícia Zaneti e Luzia Alves da Silva, do CAP e Ivete Goinski Pellizzetti e Miriam Alves Carvalho, do Crape. Após haverá debate com encerramento previsto para as 17 horas.

Legenda:

A administração central da Unioeste recepcionou os professores da quinta turma do PDE no primeiro dia de aula

São 363 professores de seis núcleos de Educação das regiões Oeste e Sudoeste