Laboratório de Bioinformática comemora 12 anos

No último dia 26, o Laboratório de Bioinformática (Labi) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Foz do Iguaçu, completou 12 anos com mais três registros depositados junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) com auxílio da Reitoria, Núcleo de Inovações Tecnológicas da Unioeste (NIT) e Agência de Inovação da Unicamp (Inova).

Segundo a professora Huei Diana Lee, uma das fundadoras do Labi, nestes últimos quatro anos o Labi depositou junto ao INPI três patentes, sendo uma em caráter internacional e sete registros de softwares e, atualmente, já em processo de discussão de licenciamento por órgãos como instituições ligadas ao Ministério da Saúde, secretarias de saúde estaduais e municipais, empresas privadas de atuação em área de saúde, entre outros.

Fundado em 2002, o Labi vem se destacando de modo expressivo no cenário estadual, assim como no nacional e internacional. Com poucos anos de fundação, o Labi – Unioeste, Campus de Foz do Iguaçu, foi reconhecido pelo International Society for Computational Biology configurando-se no Map of Sites dos laboratórios de pesquisa de maior repercussão e atuação no País na área de Bioinformática, juntamente com outras instituições como: Unicamp, Universidade de São Paulo (USP), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Universidade  Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre outros.

Segundo Wu Feng Chung, um dos professores responsáveis pelo Labi, para alcançar esta posição, durante estes 12 anos já passaram pelo Labi mais de 70 discentes de graduação e pós-graduação da Unioeste e de instituições como USP, Unicamp, Universidade Federal do Paraná, Universidade de Buenos Aires (UBA), Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Nacional de Tandil, Universidade Nacional de Mar del Plata entre outras nacionais e internacionais. Atualmente, estão inseridos em importantes setores da nossa sociedade e no mundo, como a IBM, Motorola, AGX, VALE e Instituições de Ensino Superior.

Os fundadores do Labi, os professores doutores Huei Diana Lee, Wu Feng Chung e Renato Bobsin Machado compartilham a mesma opinião: “o que existe de maior importância não é representado por tijolos, prédios e congêneres, mas sim, pelo ‘recheio’, ou seja, os tantos discentes que passaram, passam e passarão pela Instituição e que deixarão uma página repleta de vitórias alcançadas com muito trabalho desenvolvido com seriedade, ética e moral”.

“Vale ressaltar que uma Instituição Acadêmica não deve permear somente no cunho científico, pois a universalidade é representada por outras diversas áreas de atuações como produções artístico-culturais, composições de música erudita e apresentações em festival de arte, além de ações extensionistas. E nesses quesitos, o Labi não foi diferente, pois, nesses anos, atuou, também, nessas modalidades artístico-culturais apresentando mais de onze composições eruditas e registradas na Fundação Biblioteca Nacional entre Concertos para Violões, Concertos para Violoncellos, entre outras peças musicais”, enfatiza o professor Renato.

Nesta semana de comemoração dos 12 anos do Labi, diversos discentes, ex-membros, pesquisadores, professores da nossa e de outras instituições de pesquisas felicitaram o laboratório pelo seu empenho e resultados consistentes, não somente sob o ponto de vista técnico da ciência, mas sim, pela contribuição genuína e verdadeira na formação de bons pesquisadores e, principalmente, de boas pessoas.

Indicadores do Labi

Mais de 18 premiações científicas nacionais e internacionais, inclusive a do 21º Prêmio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Paraná (Seti), modalidade Estudante, aluno da Engenharia Mecânica;

Três patentes depositadas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI);

Patente em modalidade Internacional depositada no INPI (processo em andamento);

Sete registros de Software depositados no INPI;

Mais de 250 artigos e trabalhos de cunho científico publicados em periódicos, anais de congressos, entre outros de modalidade loco-regional à Internacional;

Gestora do Cluster Brasil da EUREKA SD - Enhancement of University Research and Education in Knowledge Areas useful for Sustainable Development juntamente com a Reitoria, PRPPG, ARI e DCCR.