Campus de Francisco Beltrão sedia I Simpósio Neddij

O Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está sediando, hoje e amanhã (10 e 11), o “I Simpósio Neddij - Direito de Criança: Enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente no Paraná”.

Promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em parceria com as universidades estaduais de Maringá (UEM), do Centro Oeste do Paraná (Unicentro), de Ponta Grossa (UEPG), do Norte do Paraná (UENP) e Unioeste, o Simpósio vem sendo realizado desde o mês de outubro de 2013, passando pelos campi dessas universidades que possuem o Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddij).

O principal objetivo, segundo a coordenadora do Núcleo de Francisco Beltrão, Melissa Barbieri, é discutir acerca de soluções de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes capacitando os profissionais e bolsistas do Programa.

O encontro reuniu cerca de 300 participantes, além de representantes dos Neddij das universidades estaduais do Paraná, além de representantes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Francisco Beltrão e professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Participaram também o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes e o assessor de Projetos Estratégicos do Gabinete, Jose Antonio Guazelli de Jesus.

As atividades iniciaram às 9 horas de hoje, com a palestra “A importância dos estudos interdisciplinares na atuação do Neddij e no enfrentamento da violência contra criança e adolescente no município de Francisco Beltrão”, com a professora Melissa Barbieri. Na ocasião, a coordenadora do Neddij, abordou algumas estratégias de enfrentamento à violência.

Outro palestrante da manhã foi o Sergio Luiz Kreuz, juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cascavel, abordando a temática “Parentalidade Sociafetiva e Multiparentalidade”.

Os próximos eventos serão realizados na Unicentro, Campus de Guarapuava, nos próximos dias 24 e 25. Nos dias 15 e 16 de maio, o evento será sediado pelo Campus de Marechal Cândido Rondon da Unioeste. O encerramento será realizado pelo Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedca), em Curitiba, nos dias 4 e 5 do junho.

Programação

No segundo dia do I Simpósio Neddij, a coordenadora do urso de Direito da Unioeste,  professora Silvia de Freitas Mendes, abordará o tema “Tutela penal de crianças e adolescentes na Lei 8.069/90 (ECA)”, às 8h40. Logo após, às 9h15, a pedagoga Ana Carla Vagliati debaterá sobre a “Prevenção e Identificação do Abuso Sexual no Ambiente Escolar”. Às 10h15, a professora da UEL e coordenadora geral do I Simpósio NEDDIJ, Claudete Carvalho Canezin, falará sobre “Estupro de vulnerável direito à sala de depoimento sem dano”.

Na Mesa redonda mediada por Eduardo Nunes Jacondino, “Vulnerabilidade Infanto-Juvenil e o Adolescente em Conflito com a Lei”, às 10h45, participarão a professora Melissa Barbieri, Carina Daggios, juíza de Direito da Vara da Infância, Juventude e Anexos de Francisco Beltrão, Camille Marques Dib Crippa, promotora de justiça da Vara da Infância, Juventude e Anexos de Francisco Beltrão, Roberto Tonon Junior, promotor de Justiça da Vara Criminal de Francisco Beltrão e Rafael Dopico da Silva, promotor de Justiça da Vara Única da Comarca de Marmeleiro.