Abertas chamadas para Ciência sem Fronteiras

Foram lançadas na última terça-feira (15.10), as novas chamadas para seleção de acadêmicos que queiram realizar graduação sanduíche em universidades estrangeiras com bolsa, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Ao todo são 20 países de destino.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), convida seus acadêmicos – de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Enfermagem e Matemática do Campus de Foz do Iguaçu. Agronomia, Educação Física e Zootecnia do Campus de Marechal Cândido Rondon. Engenharia de Pesca, Engenharia Química e Química do Campus de Toledo. Biologia, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Ciência da Computação, Matemática, Farmácia e Medicina do Campus de Cascavel. Medicina de Francisco Beltrão – a se inscreverem para as chamadas públicas abertas de mobilidade internacional de graduação sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras para Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia.

A inscrição deve ser realizada pelo candidato até 29 de novembro, na página eletrônica do Programa Ciência sem Fronteiras, no formulário online correspondente à chamada pública de interesse no portal http://www.cienciasemfronteiras.gov.br. Ao realizar a inscrição online, o candidato deverá anexar ao formulário eletrônico, nos campos específicos, os documentos exigidos por cada chamada.

De acordo com o assessor de Mobilidade Discente, Rafael Mattiello, o valor das bolsas e auxílios disponibilizados aos acadêmicos é excepcional – bolsa graduação sanduiche (no caso da maioria das chamadas europeias) de € 870 por mês, auxílio seguro saúde de € 90 por mês, auxílio instalação de € 1.320, auxílio material didático de € 1.000 e auxílio deslocamento com passagem de ida e volta até a cidade de destino. Para os outros países todos estes benefícios financeiros estão convertidos em moeda local.

Requisitos

Os requisitos dos candidatos é ter nacionalidade brasileira e estar regularmente matriculado em um dos cursos acima mencionados; ter integralizado pelo menos 20% do currículo do curso e no máximo 90%, ter realizado o teste Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter tirado nota superior a 600 no período de 2009 a 2013; não ter sido contemplado com bolsa de graduação sanduíche no exterior, financiada no todo ou em parte, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e comprovar proficiência em idioma estrangeiro – alemão (para a Alemanha e Áustria), espanhol (para a Espanha), francês (para a Bélgica, Canadá e França), inglês (para a Austrália, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Hungria, Irlanda, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia), italiano (para a Itália) e mandarim (para a China). Para mais informações sobre os pré-requisitos de proficiência acesse os editais no site do Programa Ciência sem Fronteiras.

Caberá ao Programa Ciência sem Fronteiras julgar as candidaturas com inscrições homologadas e divulgar a relação dos candidatos aprovados, bem como escolher a instituição de ensino de destino do candidato, de acordo com a área de estudo e dentro da oferta de vagas estabelecidas pelas instituições estrangeiras destes editais.

O responsável pelo Programa na Unioeste, Rafael Mattiello, informa que as dúvidas sobre o Programa de mobilidade discente Ciência sem Fronteiras, podem ser esclarecidas no setor, localizado no prédio da Reitoria, pelo email: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (45) 3220-5682.