Núcleo de Inovações Tecnológicas atende em novo local

A Coordenação Geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Cascavel, comunica que a partir desta semana a unidade passa a atender em novo local, no prédio da Reitoria. O Núcleo de Inovações Tecnológicas é um órgão suplementar na estrutura da Universidade e está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Em atendimento a Lei de Inovação Estadual, o NIT é responsável pela gestão da inovação no âmbito da Unioeste. Especificamente, realiza atividades de prospecção de resultados da atividade intelectual com características inovadoras, auxilia nos processos de proteção intelectual, intermedia nos processos de transferência de tecnologia e, por meio do assessoramento na gestão das empresas juniores da Instituição e a Pré-incubação de empresas, fomenta o empreendedorismo. Em âmbito geral, atua como um agente catalisador do desenvolvimento tecnológico e industrial da região de abrangência meso região Oeste do Estdado do Paraná.

O Núcleo iniciou suas atividades em 1992, momento em que foram definidas as suas principais finalidades, quais sejam: incentivar a inserção de problemas reais no cotidiano das atividades de pesquisa dentro da Unioeste, incentivar a realização de pesquisas aplicadas, incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias; auxiliar na identificação de características inovadoras dos resultados da atividade intelectual dos pesquisadores; encaminhar/acompanhar e monitorar os processos de proteção intelectual; atender as demandas de fornecimento, transferência e licenciamento de tecnologias desenvolvidas na Instituição; promover a cooperação técnico-científica e o relacionamento Universidade-Empresa; efetuar assessoria em programas de informatização; desenvolver software e sistemas de Informações; e, por meio dos Programas de capacitação de recursos humanos e a disseminação dos cases de inovação, promover a consolidação da cultura da inovação no âmbito da Unioeste.

Desde a sua instalação, várias são as atividades que vêm sendo desenvolvidas, tendo a crescente participação do quadro de pesquisadores e uma maior interação com os Centros, Departamentos e Colegiados dos diversos cursos da Unioeste, bem como das linhas de pesquisas, grupos de pesquisadores (GP) e núcleos de pesquisa (NP), conforme as áreas prioritárias estabelecidas pelo CNPq.

Em termos organizacionais, é composto por um Conselho Técnico-Científico, presidido pelo coordenador geral, do qual fazem parte representantes dos cinco campi da Unioeste, da PRPPG e dos membros do NIT, uma Coordenadoria Geral e quatro Divisões, assim distribuídas: Divisão de Projetos tecnológicos (DPT), Divisão de Propriedade Intelectual (DPI), Divisão de Incubadora de Empresa (DIE) e Divisão de Informação Tecnológica (DPI).

Mais informações entrar em contato com o Núcleo de Inovações Tecnológicas pelo telefone (45)3220-3000, pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou site: www.unioeste.br/nit.