Seminário de Extensão terá apresentação de mais de 200 trabalhos

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está com inscrições abertas para interessados em participar como ouvintes do 14º Seminário de Extensão da Unioeste (SEU), que será realizado no Campus de Toledo entre os dias 14 a 16, com o tema "Extensão universitária: sociedade, cultura e esporte".

"Este evento é o momento alto da divulgação das atividades de muitos colegas da Instituição que, incansavelmente, trabalham para colocar nossa a inteligência a serviço das ações junto aos mais diversos setores da sociedade regional", afirma Remi Schorn, pró-reitor de Extensão.

O objetivo do evento é promover o debate sobre as atividades de extensão, ampliar o intercâmbio de saberes entre a comunidade acadêmica e a externa, discutir o multiculturalismo regional, destacar as atividades e ações desportivas e de valorização da cultura local como fator de integração nacional.

Podem participar alunos e professores da Unioeste e de outras instituições. Para quem deseja participar como ouvinte as inscrições seguem até o próximo dia 14 e podem ser feitas na página web da Pró-Reitoria de Extensão em http://www.unioeste.br/extensao/seu/.

Evento plural

Este ano o tema central do seminário é sociedade, cultura e esporte, com 23 mesas temáticas que propõem reflexões e discussões sobre as diversas manifestações culturais e esportivas, além de 20 atividades culturais que permeiam toda programação.

Serão apresentadas 120 comunicações orais que abordam as áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Haverá 15 estandes dos programas e projetos de extensão da Unioeste e de instituições parceiras, 89 painéis e 20 oficinas e minicursos.

Destaques

O primeiro dia do evento tem como destaque as mesas redondas com os pró-reitores de extensão das Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, com o tema “O Papel da Universidade Brasileira na Extensão”, e “Megaeventos no esporte: o envolvimento das IES públicas do Paraná”. A abertura terá apresentação da orquestra de câmara Unicesumar.

No segundo dia, haverá três mesas redondas, que tratam das "Leis de Incentivo à Cultura", "Projeto Rondon" e “Acessibilidade: os avanços da educação inclusiva” e mesas temáticas de Cultura, Direito, Tecnologia e Produção e Meio Ambiente. Os intervalos culturais contarão com o Circo Ático, entre outras atividades.

No último dia, as mesas redondas vão tratar sobre Saúde e o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), estando prevista ainda reunião dos coordenadores de mesas temáticas, divulgação dos trabalhos selecionados para o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) e o encerramento, que contará com apresentação da banda Terra Celta.