Projeto Universidade em Ação foi apresentado na Unioeste

O reitor Paulo Sergio Wolff, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), acompanhado por lideranças acadêmicas recepcionou na última quarta-feira (29.02), na Reitoria,  o secretário especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, entre outros representantes do governo estadual,  oportunidade que foi apresentado o Projeto Universidade em Ação.

Idealizado nos moldes do Projeto Rondon e no Programa Universidade sem Fronteira, o Projeto tem como público alvo municípios localizados próximos às Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano – Municipal (IDH-M). Coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade e com assessoria técnica da Unioeste, o Projeto Universidade em Ação terá a participação das IES, públicas e privadas do Estado, e contará com uma equipe multiprofissional, formada por dois professores e dez estudantes que atuarão nos municípios.

Durante a apresentação, feita pela professora Adriane de Castro Martins, responsável pela elaboração do Projeto, foram discutidas algumas questões emergentes, como o cronograma de atividades a serem desenvolvidas, as possibilidades de parcerias para a liberação de recursos financeiros que viabilizarão o Projeto, além da seleção das IES e dos primeiros municípios que deverão ser beneficiados.

Início imediato

De acordo com o secretário Wilson Quinteiro, inicialmente deverá ser feito um diagnóstico para identificar aquilo que os municípios necessitam de serviços que o Estado e as universidades podem oferecer. “Queremos iniciar de imediato este projeto promovendo a aplicação de políticas públicas e ações que resultem no desenvolvimento da comunidade e na solução dos problemas que serão levantados”, disse Quinteiro. Ele pretende também convocar além das IES, os municípios e outros órgãos governamentais, entidades afins e da iniciativa privada, que possam ser parceiros na aplicação do projeto.

Para o reitor Paulo Wolff, a efetivação do projeto deverá promover o atendimento às necessidades das populações menos favorecidas, além de promover ações que envolvem o ensino, a pesquisa e extensão, proporcionando a geração de conhecimento e o crescimento regional e estadual.

Já para a professora Adriana Martins, o Projeto Universidade em Ação, contribui de forma efetiva para a formação completa do acadêmico, “quer seja no aspecto do conhecimento, como ser humano e também como cidadão”. O projeto busca assim integrar o universitário no processo de desenvolvimento estadual, estimulando sua participação na construção e execução de ações que possibilitem uma mudança na realidade local do município.

Entre as atividades que deverão ser trabalhadas para atender as necessidades dos municípios estão as áreas temáticas da extensão universitária, como a Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Legendas:

O secretário especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, o reitor Paulo Sérgio Wolff e o vice-reitor Carlos Alberto Piacenti

Durante a reunião, lideranças do Estado e da Universidade definiram as primeiras ações para o lançamento do Projeto Universidade em Ação