Professor promove internacionalização da Unioeste na Argentina

O coordenador geral do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor-doutor Camilo Freddy Mendoza Morejon, esteve na última semana realizando atividades de internacionalização da Instituição, junto às universidades da Argentina.

No período de 16 a 22 de agosto, foram realizadas visitas técnicas ao Instituto Tecnológico de Buenos Aires (ITBA), em Buenos Aires, e também à Universidade Nacional de La Plata (UNLP), na Cidade de La Plata.

No ITBA, sob a coordenação do diretor do Departamento de Engenharia Química do ITBA, professor-doutor Jorge Daniel Stripeikis, foram realizadas duas palestras, também reuniões junto à administração superior das universidades e visitas técnicas aos laboratórios de pós-graduação do Instituto.

Foram proferidas duas palestras, cujos títulos foram: “La realidad de las universidades brasileras en el nuevo contexto de la ciencia, tecnología e Innovación”; e “Tecnologia Ambiental para Tratamiento de Efluentes y Resíduos sólidos”.

Já na UNLP, sob a coordenação da diretora do Departamento de Engenharia Química da UNLP, professora-doutora Viviana O. Salvatori, também foram realizadas duas palestras, reuniões com à administração superior e ainda uma aula como professor visitante.

As palestras proferidas foram: “Universidades brasileras en el nuevo contexto de la ciencia, tecnología e Innovación – Relación universidad-empresa”; e “Innovaciones tecnológicas para el tratamiento de efluentes industriales y aprovechamiento de residuos sólidos”.

O professor Camilo comentou que, com base dos dados da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da Unioeste, foram explicitados o potencial da Instituição para as pesquisas em rede, principalmente dos programas de Pós-Graduação da Unioeste. “Foi um momento propício para conhecer as realidades das universidades argentinas e também para estabelecer parcerias para a realização de projetos conjuntos”, comentou o professor Camilo.

Diante das várias oportunidades de financiamento de projetos em rede, envolvendo universidades Iberoamericanas, nas reuniões pode-se alinhar algumas estratégias para a atuação em rede, complementou o professor Camilo. Ele ainda enfatizou que as atividades realizadas devem contribuir para a consolidação da Internacionalização da Unioeste.

Esta visita foi patrocinado pelo Santander Universidades por meio de uma Bolsa Prêmio, concedido ao Professor Camilo Morejon, ganhador do Prêmio Ciência e Inovação. Um dos objetivo do Programa Santander Universidades é “contribuir por meio da mobilidade de jovens professores e pesquisadores de instituições de ensino brasileiras, portuguesas, espanholas, argentinas, chilenas, colombianas, mexicanas, peruanas, porto riquenhas e uruguaias a incrementar a qualidade e aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores das instituições de ensino participantes, finalistas do Prêmio Santander Ciência e Inovação – Prêmios Santander Universidades”

O professor Camilo Morejon se coloca à disposição para socializar os resultados das atividades realizadas no ITBA e na UNLP, a quem se interessar pelas parcerias, principalmente dos programas de Pós-Graduação da Unioeste.