Central de Notícias

Universidades vão trabalhar em rede para executar projetos na área esportiva

Os professores Arestides Pereira da Silva Júnior e Luis Sérgio Peres participaram do 1º Fórum da Rede Seti Esportes, realizado nos dias 1 e 2, em Curitiba. Os professores do curso de Educação Física do Campus de Marechal Cândido Rondon representaram a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no evento que contou com representantes das outras seis universidades estaduais.

 

A Rede Seti Esportes visa à participação das universidades estaduais no Sistema Esportivo Estadual com o objetivo de integrar iniciativas relacionadas à atividade física, saúde, qualidade de vida e esportes em suas diversas manifestações, além de estimular e coordenar parcerias com secretarias, instituições ligadas à Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016.
 

A Rede Seti Esporte foi criada no início deste ano, por determinação do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Alípio Leal, e é composta por uma coordenação na própria secretaria e um conselho consultivo formado por profissionais de Educação Física que atuam nas IEES. “Estamos colocando a ciência e a tecnologia à disposição do esporte”, afirmou o secretário.
 

Na abertura do Fórum, o secretário agradeceu a participação dos professores e destacou a importância da iniciativa ao afirmar que as universidades constituem um patrimônio inestimável, distribuído por todo o Estado, com infraestrutura e professores qualificados, “e podem contribuir com programas específicos que atendam as demandas da área”.

Integração

De acordo com o coordenador-geral da Rede Seti Esportes, Francisco Paulo Trautwein, o governo do Estado vem promovendo uma série de ações em que busca pontos de convergência e uma maior integração entre programas, projetos e atividades desenvolvidas pelas secretarias do governo estadual. “O potencial das universidades é grande, temos uma infraestrutura educacional em todo o Estado, com mais de quatro mil alunos, especialistas, mestres e doutores e dezenas de cursos em diversas modalidades”, explicou.

 

Trautwein destacou na abertura do encontro a importância do trabalho em rede, principalmente com o advento da Copa do Mundo 2014, das Olimpíadas e Paraolimpíadas 2016 e com os muitos projetos relacionados que estão sendo propostos pela Secretaria Estadual de Esporte e demais entidades que compõem o sistema esportivo estadual e nacional.

Durante o encontro ficaram definidas as seguintes ações para a Rede Seti Esportes: Rede na Web - página no site da Seti (biblioteca, vídeo, periódico virtual); Educação Física em Movimento - capacitação continuada (cursos de aperfeiçoamento regional de 20 a 40 horas; Rede Parceira - apoio a atividades afins (Paraná Saudável, Esporte Formador e Liga Universitária, Federações); Congresso Estadual de Esportes (anual, com sede rotativa e temáticas contemporâneas).


Participam da rede as universidades estaduais de Londrina (UEL); de Maringá (UEM); de Ponta Grossa (UEPG); do Norte do Paraná (UENP); do Oeste do Paraná (Unioeste); do Centro-Oeste (Unicentro); do Paraná (Unespar).

 

Legenda: Representantes das sete Universidades estaduais e secretário Alípio Leal durante o Fórum

Foto: Assessoria de Comunicação da Seti

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.