NEI prepara realização do curso pré-vestibular 2012

No período de 26 a 30 estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de alunos para o Projeto de Formação multidisciplinar: ciência, cidadania e sociedade – Curso Pré-Vestibular 2012 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), oferecido no Câmpus de Cascavel pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI). Serão disponibilizadas 100 vagas, em duas turmas.

Iniciado no ano de 2007, o Curso Pré-Vestibular, que tem como coordenadora a professora doutora Aparecida Favoreto, busca estabelecer uma relação entre ensino, pesquisa e extensão, tendo como desafio estimular atividades de ensino que envolva diversas áreas e níveis do conhecimento. Ministrado por acadêmicos da Instituição de diferentes cursos de graduação, orientados por seus professores, são desenvolvidos pelos alunos, por meio de pesquisa, materiais de estudos aos interessados em concorrer a uma vaga no ensino universitário, ou seja: para alunos (egressos ou concluintes) do Ensino Médio.

Em termos sociais, a atividade está direcionada a comunidade com baixa renda familiar, oferecendo, uma oportunidade ímpar, destes frequentarem um curso que possa ampliar e/ou retomar os conteúdos do Ensino Médio exigidos no concurso vestibular. “Desta forma, acreditamos que estamos ampliando as chances de pessoas com baixa renda de ingressarem na universidade e abrindo as portas da Universidade para aqueles que até então não puderam ingressar em um curso superior, mas nem por isto deixam de ser parte integrante da preocupação desta Universidade”, afirma a coordenadora Aparecida Favoreto.

Inscrição

A inscrição deve ser feita pelo candidato, com os documentos e formulários exigidos neste Edital, junto ao NEI, no Bloco D, sala 5, no horário das 8 às 18h30. Para a inscrição o candidato deverá providenciar: ficha de inscrição (disponível no NEI e/ou site www.unioeste.br/nei); Questionário Sócio Educacional (disponível no NEI e também no site www.unioeste.br/nei); cópia de RG e CPF.

Deverá apresentar ainda cópia de histórico escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio (egressos) ou declaração de matrícula no último ano do Ensino Médio (concluintes); contas de luz e água; e comprovante de renda familiar, como por exemplo: holerite recente, ou contracheque, ou declaração de imposto de renda, ou declaração de que não possua comprovação de renda.

Seleção

O processo de seleção consiste de três etapas que são as seguintes: atendimento dos requisitos estipulados no edital; análise da documentação entregue; entrevistas que serão realizadas no NEI, conforme agendamento previsto no momento da inscrição.

É exigido também do candidato o preenchimento de alguns requisitos como: ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio; ter estudado somente na rede pública; renda familiar baixa; não estar matriculado em outro curso preparatório para vestibular; disponibilidade e compromisso com a frequência; disposição ao estudo.

A classificação obedecerá à ordem decrescente dos pontos obtidos, por meio das análises efetuadas pela equipe responsável pela execução do Projeto e da entrevista. As entrevistas serão realizadas nos dias 9 a 13 de abril, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 21 horas (conforme agendamento), no próprio Núcleo de Estudos Interdisciplinares. No dia 17 será divulgado o resultado por meio de edital de classificação a ser fixado no mural do NEI e no site www.unioeste.br/nei