Coordenador destaca relevância de cursos no contexto regional

O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Agronomia (PPGA) do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que completou uma década de existência no ano passado, teve neste mês de fevereiro a defesa da primeira tese de doutorado.  O curso de Doutorado, implantado em 2009, no Câmpus de Marechal Cândido Rondon, é voltado para profissionais das Ciências Agrárias e afins, com estudos avançados e atividades de pesquisa relacionadas às áreas multidisciplinares do conhecimento da Produção Vegetal.

A tese, com o tema “Enraizamento de estacas, sistemas de poda e seleção de cultivares de amoras e framboesas para regiões subtropicais” foi defendida por Marcelo Angelo Campagnolo, tendo na banca avaliadora o orientador, professor doutor Rafael Pio, a pesquisadora doutora Alessandra Maria Detoni, do Instituto Agronômico do Paraná, e os professores doutores Fabíola Villa, Vandeir Francisco Guimarães e Cláudio Yuji Tsutsumi, todos do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste.

Para o coordenador do PPGA, professor doutor Vandeir Francisco Guimarães, a implantação do curso de Doutorado na Unioeste representou grande avanço na verticalização do ensino e da pesquisa na região, “na medida em que passou a atender não somente aqueles profissionais oriundos do curso de mestrado da própria Unioeste ou de instituições próximas que queriam ampliar seus conhecimentos e se qualificar”.

De acordo com o coordenador, o curso se tornou também, em virtude da qualidade do seu corpo docente, uma das alternativas para acadêmicos e profissionais de outros estados, bem como de países próximos, que hoje procuram a Instituição.

Ampliar este intercâmbio entre profissionais e instituições de outros países, é, segundo o coordenador, um dos objetivos do Programa, que espera também, nos próximos anos, melhorar o atual conceito 4 junto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O PPGA da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon conta atualmente com 34 alunos matriculados, dentre eles 15 bolsistas da Capes e dois da Fundação Araucária.

Legenda:

Na solenidade de abertura da primeira defesa do programa, o coordenador Vandeir Guimarães (em pé), o palestrante e orientador Rafael Pio, o diretor geral do Câmpus Paulo José Kolling, o diretor do Centro de Ciências Agrárias Ricardo Nunes e o secretário municipal de Agricultura e Política Ambiental Urbano Mertz