Equipe avalia participação no Projeto Rondon

Acadêmicos e professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) que participaram do Projeto Rondon 2012 – Operação Babaçu, em Ribamar Fiquene, no Maranhão, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 27, na Reitoria, para avaliar o resultado das ações realizadas no período de 21 de janeiro a 6 de fevereiro, naquele município.

Para a coordenadora professora Helaine Maruska Silva, a equipe da Unioeste retornou com a certeza do dever cumprido. “É dever da comunidade universitária utilizar o conhecimento acadêmico para a construção de uma sociedade menos desigual”, disse ela. Entre as principais atividades desenvolvidas pelo grupo da Unioeste no município de Ribamar Fiquene estão oficinas e cursos sobre recuperação de áreas degradadas, de melhoria no atendimento ao consumidor, de comunicação, de práticas de piscicultura, de animais peçonhentos, de organização dos catadores de lixo, de reciclagem e diagnóstico do lixo urbano, agricultura orgânica e biofertilizante, conscientização ambiental, gerenciamento de projetos, geoprocessamento, entre outros tantos.

O grupo da Unioeste teve a coordenação das professoras Helaine Maruska, do curso de Ciências Biológicas do Câmpus de Cascavel e de Adriana Maria de Grandi, do curso de Agronomia do Câmpus de Marechal Cândido Rondon, e foi formado pelos acadêmicos Neimar Afonso Sornberger, de Ciências Biológicas do Câmpus de Cascavel; Angela Camila Pinto Duncke, de Química-Licenciatura de Toledo; Claudia Seffrin, de Ciências Contábeis e Tânia Judite Rodrigues da Silva, do curso de Turismo, ambos de Foz do Iguaçu; Juliana Santi Botton, de Administração e Tatiane Mateus, de Pedagogia, do Câmpus de Francisco Beltrão; e Rodrigo Cesar dos Reis Tinini e Thaísa Muriel Mioranza, dos cursos de Zootecnia e Agronomia, respectivamente, do Câmpus de Marechal Cândido Rondon.