Educadores do MST participam de encontro

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) sedia até amanhã (30.04) o Encontro de Formação dos Professores da Escola Itinerante e Escola Base. campus de Cascavel. O evento  realizado ainda acontece nos dias 1º e 2 de maio no Colégio Estadual Horácio Ribeiro dos Reis.

São cerca de 340 professores participantes divididos em 16 grupos de trabalhos, cada qual em sua respectiva área: português, matemática, ciências e biologia, filosofia e sociologia, história, geografia, arte, educação física, língua estrangeira, química e física, educação infantil, alfabetização, auto organização dos estudantes, biblioteca, matemática nos anos iniciais, e história e geografia nos anos iniciais.

O objetivo é promover a formação dos professores, para que possam trabalhar e dialogar sobre a especificidade das propostas na dimensão do ensino da escola itinerante, que pertence às localidades do Movimento Sem Terra (MST) do Paraná. Segundo a coordenadora do evento, Janette Ritter, o programa de formação é importante para poder relacionar o professor com esta proposta, fazendo com que haja o trabalho em conjunto entre os professores.

Já um dos responsáveis pelo setor de Educação do MST, Alessandro Santos Mariano, diz que após o curso os professores continuam realizando a formação dentro da própria escola em encontros específicos, dando o suporte necessário que a escola necessita, nos quais são debatidos os planejamentos de aulas, e a metodologia de ensino, que são sempre voltados à educação na escola itinerante.

Mariano ainda acrescentou a importância da relação do Movimento com as universidades participantes como a Unioeste, Universidade Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM)). “Essas instituições têm um conjunto de conhecimentos e métodos que são relacionados ao aporte de enriquecimento do ensino da proposta pedagógica”.

Escolas Itinerantes

As escolas itinerantes estão localizadas nos acampamentos Sem Terra, sendo dez espalhadas pelo Estado, com cerca de 1.500 estudantes desde a educação infantil até o ensino médio.

A escola itinerante é dividida por ciclos escolares, sendo que um corresponde a três anos estudados, ou seja, o primeiro ciclo (infância) corresponde ao 1º, 2º e 3º anos; o segundo (pré-adolescência) 4º, 5º e 6º anos; o terceiro (adolescência) 7º, 8º e 9º anos e também o ciclo da juventude, que corresponde ao ensino médio. A escola oferece também, ao final de cada ciclo, uma classe intermediária no contra turno, com um professor de cada área (linguagens, ciências sociais, e ciências naturais), a fim de que o aluno possa aprender diretamente com o professor o conteúdo base que possa faltar em caso de mudança.