Secretário inaugura obras no Campus de Marechal Cândido Rondon

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, inaugurou hoje (20/05), o laboratório de leite no Campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a fábrica de ração, instalada na Fazenda Experimental da Universidade.

No período da manhã, o secretário e o diretor do Campus, Paulo José Koling, também participaram da abertura do 1º Simpósio do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e Juventude (Neddij), onde durante os dias 20 e 21 se discutirá os direitos da criança e o enfrentamento à violência contra a criança e o adolescente no Paraná.

O evento busca capacitar os representantes dos Neddijs das universidades estaduais do Estado, representantes do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) da região e professores do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

Na sequência, o diretor do Campus, Paulo Koling, acompanhou o secretário em reunião com o prefeito Moacir Froehlich, onde foram discutidas parcerias já existentes e a possibilidade de se estabelecer novas, que tragam mais desenvolvimento para a Universidade e para a cidade.

Fábrica de ração e laboratório de leite

As obras do laboratório de leite e a fábrica de ração receberam recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fundação Araucária no valor aproximado de R$ 1,1 milhão. Na readequação do galpão para a fábrica, com área de 300 metros quadrados, foram investidos R$ 60 mil e nos equipamentos mais R$ 250 mil.

A coordenadora do projeto, professora Patrícia Barcellos Costa, explica que a fábrica de ração, localizada na Linha Guará, onde funciona a Fazenda Experimental da Instituição, produzirá ração para ruminantes, com capacidade de quatro toneladas/hora, que será utilizada para o consumo interno dos animais das fazendas da Unioeste.

Já o laboratório de leite, sediado no Campus, com área de 50 metros quadrados, tem por objetivo analisar a qualidade do leite produzido na região Oeste e atenderá a comunidade em geral, em forma de convênios e parcerias. Foram R$ 700 mil em investimentos nos equipamentos e R$ 150 mil na infraestrutura do espaço.

Patrícia observa que os equipamentos do laboratório permitem fazer a determinação de aminoácidos, vitaminas, contaminantes e agrotóxicos presentes no leite. Entre estes equipamentos, ela destaca o cromatógrafo líquido, usado nas análises.

As duas obras vão atender pesquisas dos alunos dos cursos do Centro de Ciências Agrárias (CCA), do qual fazem parte Agronomia e Zootecnia, além dos mestrandos e doutorandos dos programas de pós-graduação. “O projeto só vai ter sucesso se pudermos trabalhar com parcerias entre Instituições e empresas públicas e privadas, visto que nossa região é uma grande produtora de leite, mas ainda carece de tecnologia para melhorar a qualidade do produto final”, frisa a coordenadora do projeto.

Benefícios e avanços

Na inauguração, Paulo José Koling, acentuou a interação entre a Universidade, sociedade e com o setor produtivo do leite, que neste projeto recebeu recursos da Fundação Araucária e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Para o secretário João Carlos Gomes essas obras “são uma demonstração da competência das nossas Universidades” e que o Paraná é um estado privilegiado por contar com sete Universidades estaduais, que prestam serviços inestimáveis para a comunidade, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento das regiões em que estão inseridas.

Ele evidenciou que a Unioeste está apresentando um dos melhores índices entre as Instituições estaduais e que o percentual de alunos de mestrado “está muito além de universidades de porte médio e grande”.

O vice-reitor, Carlos Alberto Piacenti, disse que este evento “mostra a evolução da Unioeste nas pesquisas, com o envolvimento dos professores em projetos de órgão financiadores”. Segundo ele, os resultados dessas pesquisas tem um caráter forte de extensão e vão beneficiar os pequenos produtores de leite, possibilitando um ganho adicional de renda.

À noite o secretário acompanha a cerimônia de certificação do Programa Bom Negócio Paraná, no Tribunal do Júri do Campus da Unioeste, em Marechal Cândido Rondon.