Central de Notícias

Toledo: número de mestrado é igual ao de graduação

O Campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está comemorando a conquista de dois novos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu/Nível de Mestrado, recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no segundo semestre de 2012. O primeiro foi o Mestrado em Ciências Ambientais e recentemente o de Serviço Social.

Atualmente o Campus de Toledo conta com os mestrados em Bioenergia; Ciências Sociais; Desenvolvimento Regional e Agronegócio; Engenharia Química; Filosofia. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, e o Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio; que estão em funcionamento. Já os mestrados em Ciências Ambientais e Serviço Social passam pelo processo de implantação na Instituição.

O Campus de Toledo conta agora com o mesmo número de graduações e mestrados, e, por isso, está celebrando o excelente desempenho que vem tendo no sentido da verticalização do ensino, na Instituição. Os Programas de mestrado têm muita importância para a instituição porque além de ser a expressão da qualidade da pesquisa desenvolvida, captam recursos federais e privados, o que acaba contribuindo para o avanço da comunidade acadêmica e de toda a região.

Segundo o diretor geral em Toledo, José Dílson Silva de Oliveira, a aprovação dos projetos de mestrado que o Campus está recebendo tem demonstrado a competência dos professores. “Temos oito cursos de graduação e agora passamos a ter oito cursos de mestrado, isso é importante porque traduz a vocação da Instituição com relação à verticalização”, comenta.

O assessor da direção, Luis Cesar Yanzer Portela, argumenta ainda que a conquista destes mestrados, confirmam a eficiência que as graduações do Campus de Toledo têm, já que o bom desempenho dos cursos de graduação é condição necessária para a abertura de programas de mestrado e doutorado. “Hoje o nosso Campus conta com oito cursos de graduação, oito cursos de mestrado e um doutorado, e todos eles contribuem com a qualificação uns dos outros”, afirma Portela.

Qualificação dos docentes

Como informa o professor Luis Portela, os mestrados demonstram que as graduações oferecidas pelo campus de Toledo da Unioeste contam com uma qualificação excelente do corpo docente. Ele explica que um dos requisitos para a abertura de um curso de mestrado está relacionado a titulação dos professores, o nível das pesquisas desenvolvidas pelos docentes e a infraestrutura. “Mais de 98% dos nossos professores são mestres, doutores e pós-doutores, e os outros 2% são especialistas”, pontua Portela.

O diretor geral acrescenta que o desenvolvimento dos projetos de pesquisa mostra que o quadro docente do Campus de Toledo é muito especializado. “Temos uma vocação muito importante para a pesquisa, o que tem contribuído sobremaneira para o desenvolvimento da Instituição envolvendo a inserção regional da nossa universidade, até no âmbito nacional”, explica José Dilson.

O diretor lembra ainda que para que um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu seja autorizado, faz-se necessário trabalho de grupo. "É importante observar a dedicação dos professores e servidores técnicos. Destaco principalmente o suporte que os agentes universitários fornecem na instalação do curso e depois no seu funcionamento, é um trabalho em equipe em que todos precisam estar em sintonia. E como, diretor, posso assegurar que o Campus de Toledo tem demonstrado tal competência", assegura.

Destaque

O Campus de Toledo da Unioeste se destaca dos outros Campi quanto ao número de mestrados. Enquanto Toledo possui oito programas de mestrado, Cascavel conta com seis, Marechal Cândido Rondon possui cinco, em Francisco Beltrão são três e Foz do Iguaçu disponibiliza dois mestrados. “Somos o único Campi que possui o mesmo número de cursos de graduação e de Programas de mestrado, são oito graduações e oito mestrados”, finalizou José Dílson.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.