Campus de Toledo sedia Encontro de professores

O Núcleo de Ensino de Ciências (Necto), por meio do Projeto ComQuímica para Crianças, oferecido pelo Campus de Toledo da Universidade Estadual do Paraná (Unioeste) sediou encontro com professores da rede municipal de Ensino. O evento intitulado “Ensinar Ciências por investigação: o Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa” foi um espaço de trocas de experiências e aprendizado na busca de melhorias no ensino de Ciências.

O curso ministrado pela coordenadora adjunta do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo (USP), professora doutora Angelina Sofia Orlandi, teve a finalidade de divulgar o trabalho que o CDCC faz com professores. “Estive explicando o projeto “Mão na Massa” o qual trabalha com material direcionado ao ensino de Ciências para crianças”, afirmou Angelina.

A programação, desenvolvida na última quarta-feira (31.10), se estendeu por todo o dia. Angelina comunicou aos professores o que vem a ser o CDCC e o Programa Mão na Massa, informou sobre suas metodologias, e promoveu atividades que visavam à sensibilização dos professores quanto à importância de estar manipulando e observando materiais no ensino das Ciências. “No estudo de Ciências é muito importante praticar, não adianta apenas ler no livro”, afirmou.

Importância do Programa

A professora comenta que este é o mérito do Programa Mão na Massa. “A importância do ensino de Ciências por investigação é comprovada, as crianças necessitam registrar para que possam assimilar o conteúdo, os novos conhecimentos precisam fazer sentido para elas. Por isso acreditamos que este programa auxilia na alfabetização das crianças”, garante ela.

Conforme a professora coordenadora do Necto na Unioeste, Márcia Borin da Cunha, o destaque deste encontro está em trazer para Toledo informações sobre este programa. Márcia informa que o projeto teve origem na França e já foi consolidado em alguns lugares do Brasil, porém, o Paraná não possui nenhum polo que execute o programa.

De acordo com a coordenadora Márcia, o objetivo do encontro com Angelina Orlandi é o de criar um polo do programa na Unioeste. “Queremos observar o interesse dos professores do município sobre este programa. São eles que irão nos dizer se existe necessidade de um programa como este. Os professores são nossos termômetros”, afirma.

CDCC

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) pertence à Universidade de São Paulo (USP) e vincula-se à Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária, ao Instituto de Física de São Carlos e ao Instituto de Química de São Carlos.

Aos professores do ensino fundamental e médio, o CDCC oferece cursos e orientação específica nas áreas de Química, Física, Matemática, Biologia, Educação Ambiental e Astronomia, o que possibilita a atualização de seus conhecimentos e torna disponíveis materiais instrucionais, equipamentos e a capacidade científica e tecnológica da Universidade de São Paulo. Pretende-se, assim, que os professores tenham oportunidade de realizar pesquisas para o desenvolvimento e aplicação de métodos alternativos de ensino.