Candidatos ao DCE participam de debate hoje

O Campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), promove hoje (16.04) às 20 horas, no Anfiteatro, debate entre as chapas 1 e 2 para concorrer ao Diretório Central dos Estudantes (DCE). A nova diretoria permanecerá à frentes do DCE por um ano.

Entre as propostas comuns as duas chapas estão: continuar a luta pelo Restaurante Universitário e a aplicação dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. Essas duas propostas já foram cogitadas nas eleições antigas, porém ainda estão buscando resultados concretos.

No entanto há metas e objetivos isolados de cada chapa. “A Ação de Estudantes para Estudantes” lema da chapa 1, tem no seu plano de trabalho: lutar pelo número de vagas estudantis nos órgãos colegiados da Unioeste (conselhos, colegiados), pois o maior segmento da universidade (estudantes) conta com menos de 10% das vagas para discutir e votar os rumos da instituição; lutar pela criação de um ambulatório na Unioeste, para atender a comunidade acadêmica quando da necessidade de serviços de saúde; exigir a atualização do acervo bibliográfico da biblioteca do campus, pois há inúmeras coleções e volumes muito antigos; lutar pelo fim do pagamento de taxas na Universidade, como por exemplo, a obrigação dos estudantes em ter que arcar com as despesas da colação de grau (formatura), entre dezenas de outras propostas

A chapa 2 - “Nosso bonde não pode parar” - apresenta planos para a gestão do diretório como: lutar para que o Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca) seja incorporado como política institucional, garantindo estrutura para práticas culturais permanentes na universidade e usá-lo como instrumento de integração com a comunidade externa; fomentar a criação de Centros Acadêmicos em todos os cursos, atuar junto ao conselho municipal de juventude discutindo e elaborando políticas públicas para a juventude; lutar com o movimento estudantil secundarista (Ensino Fundamental e Médio) pela qualidade na educação e pela implantação da Lei do Passe Livre em Cascavel, aprovada já desde 2008; promover um amplo debate sobre o Enem e o Sisu entre várias propostas.

A vice-presidente da Comissão Eleitoral, Natalia Regina Casanova e acadêmica do 4°ano de Engenharia Civil, explica que “o debate tem como objetivo apresentar as duas chapas para o público e promover discussões entre público e chapa, chapa entre chapa, para assim, contribuir na decisão dos estudantes na votação”. Cada chapa terá um prazo de 15 minutos para apresentar as propostas. O debate durará em torno de 1h30.

A votação será amanhã (17.04), em frente à cantina do campus, no período das 8 horas às 11h30, 13h30 às 17 horas e das 19 horas às 22h30.  É necessário levar um documento de identificação para votar. Os estudantes conheceram a chapa vencedora após as 22h30 na sala 52 do campus.