Encontro promove o desenvolvimento da piscicultura

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) por intermédio do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (Gemaq), sediado no Câmpus de Toledo, promoveu nos dias 16 e 17 no município de Boa Vista da Aparecida, com apoio do Consórcio Pró-Caxias, o 2º Ciclo de Palestras do Centro de Difusão e Desenvolvimento Tecnológico (CDT Iguaçu).

Nos dois dias de evento, prestigiado pela administração da Reitoria, na pessoa de Edson de Souza, chefe de Gabinete, por líderes políticos, técnicos do setor e piscicultores, os temas abordaram questões relacionadas ao Manejo alimentar de peixes, Processamento e industrialização do pescado, Legislação aplicada à piscicultura, Qualidade de água e sua importância na aquicultura e Legislação aplicada à piscicultura, entre outros, como Avaliação reprodutiva de peixes do rio Iguaçu, Piscicultura orgânica, Monitoramento de qualidade de água e efluentes e Criação de jundiá em viveiros escavados e tanques.

De acordo com o coordenador do Gemaq, professor doutor Aldi Feiden, o encontro teve como objetivo divulgar as atividades de pesquisa e extensão da Unioeste, visando apoiar o desenvolvimento da cadeia da piscicultura da região do entorno do Reservatório Governador José Richa (Salto Caxias), e contribuir com a formação profissional de seus alunos de graduação e de mestrado.

O Centro de Difusão de Desenvolvimento Tecnológico do Rio Iguaçu, construído em parceria com a Prefeitura de Boa Vista da Aparecida, na linha Barra Grande, as margens do lago de Salto Caxias, possuí laboratório de piscicultura e uma incubadora de projetos da Unioeste, para o desenvolvimento de técnicas visando melhorar a produção agropecuária. O CDT foi implantado como uma base avançada da Unioeste para promover a extensão universitária e contribuir com o desenvolvimento dos municípios da região do baixo Iguaçu, onde se desenvolvem estudos, qualificação técnica, pesquisa e estágios.

Em busca de novas tecnologias

Criado em 2002, o Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura do Câmpus de Toledo da Unioeste, tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos básicos e aplicados nas áreas de manejo alimentar, sanitário, ambiental e genético de organismos aquáticos cultivados e manejo pós-captura de pescado. “O grupo atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Na pesquisa desenvolvemos novas tecnologias para o cultivo de peixes, tanto em tanques escavados como em tanques-redes. O nosso foco é na questão de avaliação de alimentos e desenvolvimento de rações para diminuir os impactos ambientais”, explica o professor Aldi Feiden.

O grupo de estudos conta com 32 bolsistas, 12 pesquisadores, 23 estudantes e outros 12 técnicos entre engenheiros de pesca, biólogos, zootecnistas, bioquímicos, agrônomos, médicos veterinários, farmacêuticos, economistas e nutricionistas, que trabalham nos laboratórios do Gemaq, que são o Frigorífico Escola, em Nova Prata do Iguaçu; Fábrica de Ração Escola, em Capitão Leônidas Marques; Centro de Desenvolvimento de Tecnologias para a Piscicultura em Tanques-rede, em Santa Helena; Centro de Difusão e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Iguaçu, em Boa Vista da Aparecida; Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos; Laboratório de Aquicultura; Laboratório de Tecnologia do Pescado; Fábrica de Ração; Laboratório de Hematologia e Bioquímica; Laboratório de Curtimento de Couro Ecológico; e Laboratório de Digestibilidade, os  últimos sete no prédio do Gemaq em Toledo.

O Grupo atua em quatro linhas de pesquisas: Aquicultura; Determinação de exigências nutricionais de organismos aquáticos; Manejo e conservação de recursos pesqueiros de águas interiores; e Tecnologia do pescado. Para o desenvolvimento dos trabalhos o Gemaq mantém convênios com o Instituto Água Viva, Conselho Pró-Caxias, MEC/Capes, CNPq, Seti/Fundação Araucária e Fundação Universitária de Toledo, e diversas parcerias com empresas da região. Suas ações na extensão buscam difundir as tecnologias desenvolvidas, visando desenvolver ações de capacitação técnica, fomentar o empreendedorismo na área de aquicultura, e a prestação de serviços tecnológicos às empresas atuantes na região.